"A verdade será sempre um escândalo". (In Adriano, M. Yourcenar)

"Quero imaginar sob que novos traços o despotismo poderia produzir-se no mundo... Depois de ter colhido em suas mãos poderosas cada indivíduo e de moldá-los a seu gosto, o soberno estende seus braços sobre toda a sociedade... Não quebra as vontades, mas as amolece, submete e dirige... Raramente força a agir, mas opõe-se sem cessar a que se aja; não destrói, impede que se nasça; não tiraniza, incomoda, oprime, extingue, abestalha e reduz enfim cada nação a não ser mais que um rebanho de animais tímidos, do qual o governo é o pastor. (...)
A imprensa é, por excelência, o instrumento democrático da liberdade."
Alexis de Tocqueville (1805-1859)



terça-feira, 24 de julho de 2012

VALE À PENA RELER

                                 Bispo católico constrange Senado Federal


BIRECUSA COMENDA E IMPÕE CONSTRANGIMENTO AO SENADO FEDERAL

Bispo de Limoeiro do Norte (CE), Dom Manuel Edmilson da Cruz recusa comenda no Senado e diz que os homens que aprovam o vexatório aumento para si, enquanto categorias básicas do país vivem em dificuldades não têm a estatura de representantes do povo.
Assista o vídeo na integra aqui:http://www.youtube.com/watch?v=ZNuFlHAWwxo&feature=player_embedded&noredirect=1

O bispo Dom Manuel da Cruz foi à cerimônia de entrega de sua comenda, dia 21/12/2010. Abriu a folha de discurso e na sua dificuldade normal (86 anos) e humildade declara (resumo):
"Parlamento é coisa para ser respeitada. É a representação do povo, da vida democrática".


"Estamos vendo sindicatos e, greve e tendo suas reivindicações salariais negadas. Empregados de transportes, educação, saúde. Todos fundamentais ao povo e tendo suas reivindicações negadas após muita luta".

O bispo destacou que a realidade da população mais carente, obrigada a enfrentar filas nos hospitais da rede pública, contrasta com a confortável situação salarial dos parlamentares.

"Contudo, este congresso aprova para si aumento absurdo, na maior facilidade".

E acrescentou que o aumento “é um atentado, uma afronta ao povo brasileiro, ao cidadão contribuinte para bem de todos com o suor de seu rosto e a dignidade de seu trabalho”.


"Podem ser chamados de parlamentares? Representantes do povo?"
“Quem assim procedeu não é parlamentar, é para lamentar”, disse.

"Quem vota em político corrupto está votando na morte".
"O aumento dos parlamentares devia seguir o aumento do salario mínimo e da aposentadoria".

“A comenda hoje outorgada não representa a pessoa do cearense maior que foi Dom Helder Câmara. Não representa. Desfigura-a, porém. Sem ressentimentos e agindo por amor e por respeito a todos os senhores e senhoras, pelos quais oro todos os dias, só me resta uma atitude: recusá-la.
Ela é um atentado, uma afronta ao povo brasileiro, ao cidadão, à cidadã contribuinte para o bem de todos, com o suor de seu rosto e a dignidade de seu trabalho”, afirmou o bispo. (14 de janeiro de 2011)

24 de julho de 2012
in lilicarabina

Nenhum comentário:

Postar um comentário