"A verdade será sempre um escândalo". (In Adriano, M. Yourcenar)

"Quero imaginar sob que novos traços o despotismo poderia produzir-se no mundo... Depois de ter colhido em suas mãos poderosas cada indivíduo e de moldá-los a seu gosto, o soberno estende seus braços sobre toda a sociedade... Não quebra as vontades, mas as amolece, submete e dirige... Raramente força a agir, mas opõe-se sem cessar a que se aja; não destrói, impede que se nasça; não tiraniza, incomoda, oprime, extingue, abestalha e reduz enfim cada nação a não ser mais que um rebanho de animais tímidos, do qual o governo é o pastor. (...)
A imprensa é, por excelência, o instrumento democrático da liberdade."
Alexis de Tocqueville (1805-1859)



sábado, 11 de agosto de 2012

MEMÓRIAS DO MENSALÃO



Para salvar a sua, Lula entrega qualquer cabeça
(Comentário aqui publicado em 2.9.2005)


É extraordinária a desenvoltura com que Lula negocia e entrega a cabeça de qualquer um desde que salve a dele.

Procede como se nada, absolutamente nada tivesse a ver com o que fizeram ou deixaram de fazer José Dirceu, Delúbio Soares, Sílvio "Land Rover" Pereira e José Genoino, entre outros. Como se desconhecesse as ações deles. Como se eles tivessem atuado em causa própria - e não para elegê-lo.
O mentiroso competente é aquele capaz de acreditar nas mentiras que diz - e Lula parece de fato acreditar que foi traído como disse outro dia. Que velhos e leais companheiros de repente o traíram.

E por que? E para quê? Talvez por excesso de zelo. Para garantir-lhe a eleição. E para depois garantir a formação de uma maioria no Congresso que o permitisse governar em paz - e se reeleger. Pintaram e bordaram para beneficiá-lo - e ele ignorava tudo!)

11 de agosto de 2012
in blog do noblat

Nenhum comentário:

Postar um comentário