"A verdade será sempre um escândalo". (In Adriano, M. Yourcenar)

"Quero imaginar sob que novos traços o despotismo poderia produzir-se no mundo... Depois de ter colhido em suas mãos poderosas cada indivíduo e de moldá-los a seu gosto, o soberno estende seus braços sobre toda a sociedade... Não quebra as vontades, mas as amolece, submete e dirige... Raramente força a agir, mas opõe-se sem cessar a que se aja; não destrói, impede que se nasça; não tiraniza, incomoda, oprime, extingue, abestalha e reduz enfim cada nação a não ser mais que um rebanho de animais tímidos, do qual o governo é o pastor. (...)
A imprensa é, por excelência, o instrumento democrático da liberdade."
Alexis de Tocqueville (1805-1859)



sexta-feira, 3 de agosto de 2012

SOBRE A PESQUISA CNT

A pesquisa CNT pode ser manipulada? Pode. Mas enquanto isso não estiver provado, ela vale. Enquanto a oposição não contratar um instituto internacional isento e renomado - eles existem às pencas!- os números são os que estão aí. Vai ser notícia hoje no Jornal Nacional.

Amanhã vai ser manchete em todos os jornais. Então, caros comentaristas e leitores, não se revoltem contra mim.
Uma pesquisa destas custa a merreca de R$ 200 mil. Isso é 10% do fundo partidário mensal do PSDB.
Por que o partido não faz um levantamento mensal? Faça e abra os resultados para todos verem, inclusive questionários. Não é fácil desmentir? Ou a oposição está com medo que os números não sejam muito diferentes que os que estão aí?

Por fim, por favor, pessoal, questionem a credibilidade deste instituto, que aprontou pra caramba nas últimas eleições presidenciais, mas não questionem pesquisa, que usa metodologia científica. Não sejamos imbecis como os petistas.
 Está cheio de livros e de artigos na internet que mostram como se faz uma pequisa, o que é amostra, o que é margem de erro, o que é desvio-padrão, etc.
Volto a dizer: não temos oposição. Apenas nós, os heróis e heroínas. Confesso que eu estou meio cansado, assim tipo o Serra no debate de ontem.

03 de agosto de 2012
in coroneLeaks

Nenhum comentário:

Postar um comentário