"A verdade será sempre um escândalo". (In Adriano, M. Yourcenar)

"Quero imaginar sob que novos traços o despotismo poderia produzir-se no mundo... Depois de ter colhido em suas mãos poderosas cada indivíduo e de moldá-los a seu gosto, o soberno estende seus braços sobre toda a sociedade... Não quebra as vontades, mas as amolece, submete e dirige... Raramente força a agir, mas opõe-se sem cessar a que se aja; não destrói, impede que se nasça; não tiraniza, incomoda, oprime, extingue, abestalha e reduz enfim cada nação a não ser mais que um rebanho de animais tímidos, do qual o governo é o pastor. (...)
A imprensa é, por excelência, o instrumento democrático da liberdade."
Alexis de Tocqueville (1805-1859)



segunda-feira, 17 de setembro de 2012

LEITOR SUGERE AUTOR PARA A FOGUEIRA


Do Aloísio, recebo:

Janer,

Que seja também banido das bibliotecas escolares o livro O Cortiço, de meu xará Aluísio Azevedo!

Conta o narrador, logo na página 2, a respeito de Bertoleza, uma crioula escrava com quem o vendeiro João Romão amasiou-se:

“Ele propôs-lhe morarem juntos e ela concordou de braços abertos, feliz em meter-se de novo com um português, porque, como toda a cafuza, Bertoleza não queria sujeitar-se a negros e procurava instintivamente o homem numa raça superior à sua.”

Pois, meu caro Aloísio, ainda bem que os agitprops da negritude desconhecem a literatura nacional. Ou muitos autores iriam para a fogueira.

17 de janeiro de 2012
janer cristaldo

Nenhum comentário:

Postar um comentário