"A verdade será sempre um escândalo". (In Adriano, M. Yourcenar)

"Quero imaginar sob que novos traços o despotismo poderia produzir-se no mundo... Depois de ter colhido em suas mãos poderosas cada indivíduo e de moldá-los a seu gosto, o soberno estende seus braços sobre toda a sociedade... Não quebra as vontades, mas as amolece, submete e dirige... Raramente força a agir, mas opõe-se sem cessar a que se aja; não destrói, impede que se nasça; não tiraniza, incomoda, oprime, extingue, abestalha e reduz enfim cada nação a não ser mais que um rebanho de animais tímidos, do qual o governo é o pastor. (...)
A imprensa é, por excelência, o instrumento democrático da liberdade."
Alexis de Tocqueville (1805-1859)



sábado, 8 de setembro de 2012

ROMNEY x OBAMA VIS-À-VIS ISRAEL

    
          Internacional - Estados Unidos 
A diferença entre os partidos em relação ao conflito árabe-israelense está se tornando tão profunda quanto as diferenças na economia ou nas questões culturais.
Se Obama for reeleito, Israel será tratado da forma mais fria até hoje por um presidente dos Estados Unidos.

"O Presidente Obama jogou aliados como Israel para debaixo do ônibus". Foi o que Mitt Romney, candidato republicano à presidência disse em um importante discurso aceitando a nomeação de seu partido na semana passada, repetindo a gíria que significa sacrificar um amigo por motivos egoístas. Romney já empregou esta frase antes, por exemplo em maio de 2011 e em janeiro de 2012.

A censura a Obama ajusta-se à persistente crítica republicana. Particularmente, outros recentes candidatos presidenciais usaram ou endossaram a mesma fórmula do "ônibus" vis-à-vis Obama e Israel, incluindo Herman Cain em maio de 2011, Rick Perry em setembro de 2011, Newt Gingrich em janeiro de 2012 e Rick Santorum em fevereiro de 2012.

Barack Obama com o dedo em riste apontado em direção a Binyamin Netanyahu em 2008.

Estes ataques republicanos às relações de Obama com Israel têm importantes implicações para a política externa dos Estados Unidos. Primeiro, das muitas questões relacionadas ao Oriente Médio, Israel e Israel apenas, retém um papel permanente na política eleitoral americana, influenciando a maneira pela qual um número significativo de eleitores – não só judeus, mas também árabes, muçulmanos, cristãos evangélicos, conservadores e liberais – votam para presidente.

Segundo, a postura em relação a Israel é um indicativo do enfoque quanto a outras questões do Oriente Médio: se é de meu conhecimento o enfoque no que diz respeito a Israel, eu tenho um bom respaldo quanto a tópicos como política energética, islamismo, as guerras no Iraque e no Afeganistão, a Turquia liderada pelo AKP, a continuidade do programa nuclear iraniano, a intervenção na Líbia, a presidência de Mohamed Morsi no Egito e a guerra civil na Síria.

Terceiro, a censura republicana a Obama aponta uma mudança radical no que determina a postura frente a Israel. A religião já foi uma vez a chave, com os ardentes sionistas judeus e os cristãos menos engajados. No momento atual, por outro lado, o fator determinante é o enfoque político.

Para discernir a opinião de alguém no que tange a Israel, a melhor pergunta a se fazer não é "qual é a sua religião"? E sim "quem você deseja que seja presidente"? Como regra, os conservadores se sentem mais próximos de Israel e os liberais já são mais distantes.
As pesquisas de opinião mostram que os republicanos conservadores são os mais ardentes sionistas, seguidos pelos republicanos em geral, depois pelos independentes, democratas e por último pelos democratas liberais. Sim, Ed Koch, ex-prefeito da cidade de Nova Iorque, também disse em setembro de 2011, que Obama "jogou Israel para debaixo do ônibus", mas Koch, 87, representa a enfraquecida velha guarda do Partido Democrata. A diferença entre os partidos em relação ao conflito árabe-israelense está se tornando tão profunda quanto as diferenças na economia ou nas questões culturais.

Largos sorrisos entre Mitt Romney e Binyamin Netanyahu, amigos desde 1976, foto de julho de 2012.

Quarto, à medida que Israel vem se tornando objeto de divisão entre democratas e republicanos, eu pressuponho uma redução do apoio bipartidário a Israel que lhe proporcionou um status exclusivo na política dos Estados Unidos e manteve organizações como o Comitê de Relações Públicas Americano-Israelense. Também prevejo que Romney e Paul Ryan, como conservadores da corrente predominante, irão encabeçar uma administração que será a mais calorosa em relação a Israel até hoje, ultrapassando de longe tanto as administrações de Bill Clinton quanto a de George W. Bush.

Contrariamente, se Obama for reeleito, Israel será tratado da forma mais fria até hoje por um presidente dos Estados Unidos.

Quarto, à medida que Israel vem se tornando objeto de divisão entre democratas e republicanos, eu pressuponho uma redução do apoio bipartidário a Israel que lhe proporcionou um status exclusivo na política dos Estados Unidos e manteve organizações como o Comitê de Relações Públicas Americano-Israelense.
Também prevejo que Romney e Paul Ryan, como conservadores da corrente predominante, irão encabeçar uma administração que será a mais calorosa em relação a Israel até hoje, ultrapassando de longe tanto as administrações de Bill Clinton quanto a de George W. Bush. Contrariamente, se Obama for reeleito, Israel será tratado da forma mais fria até hoje por um presidente dos Estados Unidos.
Obama ouvindo respeitosamente Edward Said em um evento da comunidade árabe em Chicago, maio de 1998.
O fraco desempenho dos últimos três anos e meio de Obama vis-à-vis Israel em tópicos como os palestinos e o Irã, leva a esta conclusão, mas da mesma forma também leva a esta conclusão o que sabemos sobre o seu desempenho antes dele ter se engajado na alta política eleitoral em 2004, em especial suas ligações com antissionistas radicais.

Por exemplo, Obama ouviu respeitosamente Edward Said em maio de 1998 ao passo que permaneceu sentado em silêncio em uma festa de despedida em 2003 oferecida ao ex-publicitário da OLP Rashid Khalidi, enquanto Israel era acusado de terrorismo contra os palestinos. (Em comparação, Romney é amigo de Binyamin Netanyahu desde 1976).

Revelador também é o que Ali Abunimah, extremista anti-israelense baseado em Chicago escreveu sobre a sua última conversa com Obama no início de 2004, quando o presidente estava em campanha para a nomeação democrata para o Senado dos Estados Unidos.

Abunimah escreveu que Obama o recepcionou calorosamente e acrescentou:
"Oi, desculpe não ter dito mais sobre a Palestina no presente momento, mas estamos em uma complicada corrida nas primárias. Espero que quando a poeira baixar eu possa ser mais franco". E tem mais: ao referir-se aos ataques de Abunimah contra Israel no Chicago Tribune e também em outros lugares, Obama encorajou-o a "continuar com o bom trabalho"!

Quando se coloca estas palavras no contexto do que Obama disse em off ao então presidente russo Dmitry Medvedev em março de 2012 ("Esta é a minha última eleição. E após minha eleição, terei mais flexibilidade") e no contexto de não gostar de Netanyahu, seria sensato presumir que, se Obama vencer em 6 de novembro, a "poeira vai baixar" para ele e ele finalmente poderá "ser mais franco" sobre a assim chamada Palestina. Ai então os problemas para Israel irão realmente começar.

Escrito por Daniel Pipes
Publicado na National Review Online.
Original em inglês: Romney vs. Obama vis-à-vis Israel
 Tradução: Joseph Skilnik

Nenhum comentário:

Postar um comentário