"A verdade será sempre um escândalo". (In Adriano, M. Yourcenar)

"Quero imaginar sob que novos traços o despotismo poderia produzir-se no mundo... Depois de ter colhido em suas mãos poderosas cada indivíduo e de moldá-los a seu gosto, o soberno estende seus braços sobre toda a sociedade... Não quebra as vontades, mas as amolece, submete e dirige... Raramente força a agir, mas opõe-se sem cessar a que se aja; não destrói, impede que se nasça; não tiraniza, incomoda, oprime, extingue, abestalha e reduz enfim cada nação a não ser mais que um rebanho de animais tímidos, do qual o governo é o pastor. (...)
A imprensa é, por excelência, o instrumento democrático da liberdade."
Alexis de Tocqueville (1805-1859)



terça-feira, 2 de outubro de 2012

A DEPENDÊNCIA DOS METAIS EMPOBRECE O BRASIL

 


Nas décadas de 60 e 70, no período do governo militar, financiou-se intercâmbio internacional nas áreas de exploração petrolífera, pesquisa agrícola e engenharia de aeronaves. Nestes três campos o Brasil é líder mundial.


Lamentavelmente ficaram no esquecimento os processos de fabricação e manufatura de materiais metálicos.

O Brasil possui uma das maiores reservas de metais do mundo. O Brasil ao longo dos tempos vem sendo um grande exportador de minérios.

Quando se fala em produtos acabados de origem metálica somos uns dos países mais atrasados do mundo.

Não temos competência de exportar uma “picareta” com custo e qualidade competitiva internacionalmente. Possuímos matéria prima barata, energia barata e mão de obra barata, quando comparado com os países desenvolvidos, e não temos competitividade para exportar produtos acabados de altíssimo valor agregado.

Não existe no país centros de pesquisa em Conformação Mecânica e esse assunto é totalmente secundário nas universidades brasileiras e não faz parte das prioridades dos governos brasileiros.
Lamentavelmente esquecemos dos metais.

Lirio Schaeffer é professor da Faculdade de Engenharia da Ufrgs.
Artigo publicado no Blog de Políbio Braga.
 
02 de outubro de 2012
Lirio Schaeffer

Nenhum comentário:

Postar um comentário