"A verdade será sempre um escândalo". (In Adriano, M. Yourcenar)

"Quero imaginar sob que novos traços o despotismo poderia produzir-se no mundo... Depois de ter colhido em suas mãos poderosas cada indivíduo e de moldá-los a seu gosto, o soberno estende seus braços sobre toda a sociedade... Não quebra as vontades, mas as amolece, submete e dirige... Raramente força a agir, mas opõe-se sem cessar a que se aja; não destrói, impede que se nasça; não tiraniza, incomoda, oprime, extingue, abestalha e reduz enfim cada nação a não ser mais que um rebanho de animais tímidos, do qual o governo é o pastor. (...)
A imprensa é, por excelência, o instrumento democrático da liberdade."
Alexis de Tocqueville (1805-1859)



terça-feira, 2 de outubro de 2012

HISTÓRIAS DO JORNALISTA SEBASTIÃO NERY

O JUMENTO DE SEU BINGO


Seu Bingo era uma aquarela de solidão, mais de 70 anos, não tinha mulher, não tinha filhos, parentes, não tinha nada. Vivia de biscates urbanos em um barraco na periferia de Periperi, no sertão do Piauí.
Um dia, na feira de Periperi, terra dos dois, seu Bingo encontrou João Cláudio, o brilhante ator e comediante, depois vereador do PCdoB em Teresina e lhe pediu um jumento.

Queria um jumento para desfilar na cidade como um Dom Quixote sem lança e carregar as encomendas dos fregueses já pesando demais em seus ombros antigos.

João Cláudio comprou o jumento e deu a Seu Bingo. Jumento é a coisa mais barata que existe no Brasil. Aqui no Nordeste, por qualquer 100 reais se compra um. Seu Bingo saiu todo orgulhoso em seu jumento de luxo.

###

JOÃO CLÁUDIO

Um mês depois, João Cláudio voltou a Periperi, Seu Bingo o procurou: – Seu João, compra de volta meu jumento. Não tenho onde pôr. Ele fica solto na rua, invade os quintais dos outros, a Prefeitura reclama, está me dando trabalho e não dá lucro. A pior coisa do mundo é ter as coisas.

Seu Bingo devolveu o jumento ao fazendeiro que tinha vendido a João Cláudio, e lhe explicou:
– Eu sou como o senhor. O senhor não sabe o que possui. E eu, quando possuo alguma coisa, não sei como usar. Acaba sendo pior do que sem ter.

Lula é o jumento de Seu Bingo. O povo brasileiro o comprou, confiou nele, votou nele acreditando que ele ia fazer as mudanças para ajudá-lo a carregar melhor a vida, o trabalho, as dificuldades, o futuro. Dez depois, é todo dia o mesmo comício, os mesmos discursos com as mesmas promessas. O povo pobre e os bancos e os milionários deitando e rolando.

###

NOSTRADAMUS

Ninguém resiste ao tsunami da Internet. Quando se junta a Nostradamus, sai de baixo. A Internet descobriu que, já no século 16, “Nostradamus previu o governo Lula”.

Está no livro Visão das trevas, grandes catástrofes da humanidade, de Nostradamus (Editora Record. Rio);

1. “E, próximo do 3º ano do 3º milênio, uma besta barbuda (sic) descerá triunfante sobre um condado do hemisfério sul (sic), espalhando desgraça e miséria”.
2. “Será reconhecido por não possuir seus membros superiores totalmente completos” (sic).
3. “Trará com ele uma corja (sic) que dominará e exterminará as aves bicudas (sic) e implantará a barbárie por muitas datas sobre o povo tolo e leviano”.

02 de outubro de 2012
Sebastião Nery

Nenhum comentário:

Postar um comentário