"A verdade será sempre um escândalo". (In Adriano, M. Yourcenar)

"Quero imaginar sob que novos traços o despotismo poderia produzir-se no mundo... Depois de ter colhido em suas mãos poderosas cada indivíduo e de moldá-los a seu gosto, o soberno estende seus braços sobre toda a sociedade... Não quebra as vontades, mas as amolece, submete e dirige... Raramente força a agir, mas opõe-se sem cessar a que se aja; não destrói, impede que se nasça; não tiraniza, incomoda, oprime, extingue, abestalha e reduz enfim cada nação a não ser mais que um rebanho de animais tímidos, do qual o governo é o pastor. (...)
A imprensa é, por excelência, o instrumento democrático da liberdade."
Alexis de Tocqueville (1805-1859)



quarta-feira, 21 de novembro de 2012

APÓS SOLTURA, MPF PEDE PRISÃO PREVENTIVA DE CARLINHOS CACHOEIRA

Juiz pede o recolhimento de passaporte do bicheiro e de outros cinco integrantes do grupo

 
GOIÂNIA - O Ministério Público Federal (MPF) em Goiás ofereceu uma nova denúncia à Justiça Federal no estado, e pediu a prisão preventiva do bicheiro Carlinhos Cachoeira. A ação aponta os crimes de contrabando e descaminho de peças para a composição de máquinas caça-níqueis.
 
O juiz Alderico Rocha Santos, que já prepara a sentença para o processo decorrente da Operação Monte Carlo, determinou nesta quarta-feira que a defesa de Cachoeira se pronuncie, num prazo de até dez dias, sobre o pedido de prisão do MPF.

Veja também
 
Alderico também proferiu decisão, na tarde desta quarta-feira, em que pede a apreensão dos passaportes do bicheiro e de outros cinco integrantes da organização criminosa. Os documentos devem ser entregues à Justiça em 48 horas.
 
Cachoeira já está impedido de deixar o país, conforme decisão do juiz federal. Um ofício sobre a situação do réu foi expedido ao setor de migração da Polícia Federal (PF), para que a Interpol – a Polícia Internacional – seja comunicada sobre a impossibilidade de o bicheiro deixar o país.
 
Cachoeira deixou o Presídio da Papuda no início da madrugada. Às 2h30m, chegou à sua casa num condomínio de luxo em Goiânia. Ele passa o dia na companhia de familiares e, até agora, não deixou o condomínio nem deu qualquer declaração à imprensa.
 
O bicheiro estava preso por força de um mandado de prisão preventiva, decorrente da Operação Saint-Michel, em Brasília. A condenação ao cumprimento da pena de cinco anos em regime semi-aberto e a expedição de um alvará de soltura levou à liberdade do bicheiro.
 
Na Operação Monte Carlo, em que o MPF espera uma pena mínima de 50 anos de prisão, Cachoeira é acusado de 17 eventos criminosos. A sentença do juiz Alderico deve ser proferida em até 30 dias.

21 de novembro de 2012
Vinicius Sassine

Nenhum comentário:

Postar um comentário