"A verdade será sempre um escândalo". (In Adriano, M. Yourcenar)

"Quero imaginar sob que novos traços o despotismo poderia produzir-se no mundo... Depois de ter colhido em suas mãos poderosas cada indivíduo e de moldá-los a seu gosto, o soberno estende seus braços sobre toda a sociedade... Não quebra as vontades, mas as amolece, submete e dirige... Raramente força a agir, mas opõe-se sem cessar a que se aja; não destrói, impede que se nasça; não tiraniza, incomoda, oprime, extingue, abestalha e reduz enfim cada nação a não ser mais que um rebanho de animais tímidos, do qual o governo é o pastor. (...)
A imprensa é, por excelência, o instrumento democrático da liberdade."
Alexis de Tocqueville (1805-1859)



quarta-feira, 21 de novembro de 2012

QUE VÁ PARA O VINAGRE O QUE AINDA RESTA DA IMAGEM DA CÂMARA...

Condenado por corrupção ativa e formação de quadrilha no Mensalão, José Genoíno quer acabar com o que resta da imagem da Câmara, reassumindo mandato.
O ex-presidente do PT e suplente de deputado José Genoino (SP) disse que tem respaldo legal para assumir o mandato na Câmara em 2013. Condenado a penas que somam 6 anos e 11 meses de prisão por corrupção ativa e formação de quadrilha no processo do mensalão, Genoino é suplente do petista Carlinhos Almeida, prefeito eleito de São José dos Campos (SP).
Em entrevista divulgada ontem à noite pela TVT, emissora ligada ao Sindicato dos Metalúrgicos do ABC, Genoino lembrou que recebeu 92 mil votos em 2010 - foram 92.362 - e que sua posse como deputado teria respaldo constitucional. Entretanto, o petista não disse de forma específica que quer retornar à Câmara ou se vai pedir para ser empossado.
O Supremo Tribunal Federal ainda não decidiu se os parlamentares condenados no julgamento do mensalão também devem perder os mandatos ou se essa decisão caberia à Câmara.
 
Genoino voltou a se declarar inocente e disse que o julgamento "se deu numa conjuntura política muito específica, que fizeram coincidir com as eleições, e a grande imprensa teve um papel decisivo". "Houve uma visão binária: ou condena, ou é conivente", afirmou.
O ex-presidente do PT disse que teve o sigilo bancário quebrado e que não foram encontradas irregularidades.
"A minha história não é de dinheiro, é de histórias", afirmou Genoino. "O que eu fazia no Congresso eram reuniões. As pessoas diziam que eu era um deputado sem mandato. Nunca tratei de pagamento, de recebimento de nada."
 
A reportagem mostrou apenas trechos das falas de Genoino. O ex-presidente do PT lembrou o período de prisão durante a ditadura militar. "Você acha que quando eu estava preso, com aquela fotografia, eu imaginava que seria deputado? Tinha dia que o que eu queria era água. Não sabia o que ia acontecer no dia seguinte", disse Genoino. "Temos que ser pacientes com as nossas convicções."
 
(Estadão)
21 de novembro de 2012
in coroneLeaks

Nenhum comentário:

Postar um comentário