"A verdade será sempre um escândalo". (In Adriano, M. Yourcenar)

"Quero imaginar sob que novos traços o despotismo poderia produzir-se no mundo... Depois de ter colhido em suas mãos poderosas cada indivíduo e de moldá-los a seu gosto, o soberno estende seus braços sobre toda a sociedade... Não quebra as vontades, mas as amolece, submete e dirige... Raramente força a agir, mas opõe-se sem cessar a que se aja; não destrói, impede que se nasça; não tiraniza, incomoda, oprime, extingue, abestalha e reduz enfim cada nação a não ser mais que um rebanho de animais tímidos, do qual o governo é o pastor. (...)
A imprensa é, por excelência, o instrumento democrático da liberdade."
Alexis de Tocqueville (1805-1859)



quarta-feira, 21 de novembro de 2012

SENADO APROVA CRIAÇÃO DE MAIS 171 CARGOS COMISSIONADOS NO GOVERNO

O Senado aprovou hoje a criação de 171 cargos comissionados e funções gratificadas no Ministério da Integração Nacional, Dnit (Departamento Nacional de Infraestrutura e Transportes), Sudam, Sudene e Sudeco - Superintendências de Desenvolvimento da Amazônia, Nordeste e Centro-Oeste. O governo encaminhou o pedido para a criação dos cargos em 2008, no governo do ex-presidente Lula, com a previsão de impacto anual no Orçamento de R$ 7 milhões.

O Congresso levou mais de quatro anos para aprovar a criação dos cargos. O projeto foi encaminhado ao Legislativo antes da "faxina" promovida pela presidente Dilma Rousseff no órgão. O texto segue para sanção da presidente.

Em setembro de 2011, sete novos diretores foram indicados pela presidente depois de denúncias de corrupção no Ministério dos Transportes e órgãos ligados à pasta. As denúncias também resultaram no afastamento do então ministro Alfredo Nascimento (PR), responsável por encaminhar ao Congresso o pedido de criação dos cargos.

O projeto prevê 12 funções comissionadas para o Dnit para a criação de superintendências do órgão em Estados onde não há sede - como Roraima e Amapá.


Os cargos foram criados com o apoio de governistas e da oposição - que cobrou o preenchimento dos cargos sem indicações políticas.

"Estamos dando esse crédito de confiança ao governo para que os cargos sejam criados, mantendo a expectativa de que a ocupação dessas funções observe a meritocracia, e que não sejam mais um instrumento de aparelhamento desses órgãos", disse o senador Cássio Cunha Lima (PSDB-PB), ex-presidente da Sudene.

Na justificativa do projeto, o Executivo diz que as autarquias foram criadas em 2007 e estruturadas com cargos das extintas Adene e ADA (Agências de Desenvolvimento do Nordeste e da Amazônia) - mas as vagas não foram suficientes para a "nova estruturação" dos órgãos.

"Os cargos propostos serão empregados para o fortalecimento institucional das novas entidades, com vistas ao cumprimento da função de órgãos planejadores de programas e ações voltados ao desenvolvimento regional", afirma o senador Eunício Oliveira (PMDB-CE), relator do projeto.

Em relação ao Ministério da Integração Nacional, o texto encaminhado pelo Executivo afirma que serão alocados na Superintendência de Estrutura Hídrica para ampliar o projeto de revitalização e integração de bacias do rio São Francisco.

21 de novembro de 2012
ERICH DECAT - UOL

Nenhum comentário:

Postar um comentário