"A verdade será sempre um escândalo". (In Adriano, M. Yourcenar)

"Quero imaginar sob que novos traços o despotismo poderia produzir-se no mundo... Depois de ter colhido em suas mãos poderosas cada indivíduo e de moldá-los a seu gosto, o soberno estende seus braços sobre toda a sociedade... Não quebra as vontades, mas as amolece, submete e dirige... Raramente força a agir, mas opõe-se sem cessar a que se aja; não destrói, impede que se nasça; não tiraniza, incomoda, oprime, extingue, abestalha e reduz enfim cada nação a não ser mais que um rebanho de animais tímidos, do qual o governo é o pastor. (...)
A imprensa é, por excelência, o instrumento democrático da liberdade."
Alexis de Tocqueville (1805-1859)



sexta-feira, 9 de novembro de 2012

"ESTOU MUITO ORGULHOSO DE TODOS VOCÊS".

 



Resumo do que disse o presidente Obama ao agradecer aos membros de seu staff de campanha:

Depois de lembrar como amadureceu quando fazia trabalho comunitário em Chicago, ele continuou: “Tornei-me um homem durante aquele processo. Portanto, quando venho aqui e olho para vocês, o que me lembro de imediato não é que vocês me lembram a mim mesmo, mas o fato de que vocês são tão melhores do que fui em tantos aspectos”.

Sua voz treme com a emoção e ele acrescenta:

“Tenho certeza absoluta que vocês realizarão coisas fantásticas durante suas vidas. Aquilo que Bobby Kennedy chamava de ondas de esperança, como quando jogamos uma pedra num lago – essas são vocês.

(...) Foi por isso que antes dos resultados de ontem à noite eu senti que o trabalho que tinha feito ao concorrer tinha completado um círculo, porque o trabalho que vocês fizeram é que é importante. E estou muito orgulhoso disso. Estou realmente muito orgulhoso de todos vocês”.

Aos 3 minutos e 42 segundos de sua fala, Obama chorou.

Mas disse ainda antes de concluir: “Tudo de bom que nós venhamos a fazer nos próximos quatro anos empalidecerá em comparação com o que vocês realizarão nos anos que virão depois desses. E essa tem sido minha fonte de esperança. É por isso que quando alguém me pergunta como é que aguento isso ou aquilo ou as frustrações de Washington, eu penso em vocês."
 
09 de novembro de 2012
in r. noblat

Nenhum comentário:

Postar um comentário