"A verdade será sempre um escândalo". (In Adriano, M. Yourcenar)

"Quero imaginar sob que novos traços o despotismo poderia produzir-se no mundo... Depois de ter colhido em suas mãos poderosas cada indivíduo e de moldá-los a seu gosto, o soberno estende seus braços sobre toda a sociedade... Não quebra as vontades, mas as amolece, submete e dirige... Raramente força a agir, mas opõe-se sem cessar a que se aja; não destrói, impede que se nasça; não tiraniza, incomoda, oprime, extingue, abestalha e reduz enfim cada nação a não ser mais que um rebanho de animais tímidos, do qual o governo é o pastor. (...)
A imprensa é, por excelência, o instrumento democrático da liberdade."
Alexis de Tocqueville (1805-1859)



sexta-feira, 9 de novembro de 2012

MENSALÃO II: A MISSÃO

 O julgamento propriamente dito acabou. Resta agora investigar o pai da cria: Lula


Ó... Esse é irmão do outro...

Acabado o julgamento do mensalão e restando apenas que os ministros passem a régua e terminem com o cálculo das penas (a famosa dosimetria), resta a nós rezar um pouco e reforçar o pedido do PPS para que o Ministério Público abra agora a investigação sobre o pai da cria: Lula.

Até onde eu sei, Lula só perdeu o dedo, não a visão. Então, essa história de que ele não viu, não sabe, não dá para engolir, e acredito que a grande maioria da sociedade também concorda com isso. Sei que aos defensores de Lula e do PT só resta nos atacar, e que ataquem. Mas o mais irônico é que quando eles atacam, é com paus, pedras e xingamentos. Não é com argumentos ou provas incontestáveis. Se elas existissem, tipo um laudo médico dizendo que Lula é surdo, ou ainda, que a acuidade visual do Lula é prejudicada ou ainda que ele sofre de uma doença rara que causa apagões na região da memória em casos de extrema tensão, eu poderia até me render e acreditar, mas não é o caso.

É como no ramo do narcotráfico, existem cargos e uma hierarquia. E seria como, por exemplo, o dono da terra onde se cultiva a cocaína dizer que achava que estavam plantando alfafa e brócolis. O Lula era o dono da terra. E como todo dono que se preza tem um braço direito e um esquerdo, para em casos de emergência o braço direito levar a culpa e assumir tudo – que nem foi o caso, pois esse braço se diz inocente – o braço direito do Lula era José Dirceu. É ele quem aparece como "o cabeça", mas nem tudo são flores e braços direitos. Sabemos que em algum lugar existe ainda alguém. Um maestro.

Sério, queria pela primeira vez na vida ver os amantes do PT e do Lula terem a dignidade de assumir que o mestre não é tão belo assim. As pessoas erram. Eu já errei. Você já errou. Ou vai errar. É inerente ao ser humano errar. Mas achar que Lula não é ser humano, é mais que isso, é deus, como definiu a ministra Marta Suplicy, não deveria tirar de vocês que os deuses (com letra minúscula tá, gente) também erram e devem ser punidos. Mas tenho certeza que com um bom terapeuta vocês podem se recuperar da decepção amorosa. A psicanálise hoje pode ajudar e muito. Em último caso pede um tarja preta, deita e chora.

09 de novembro de 2012
Claudio Schamis

Nenhum comentário:

Postar um comentário