"A verdade será sempre um escândalo". (In Adriano, M. Yourcenar)

"Quero imaginar sob que novos traços o despotismo poderia produzir-se no mundo... Depois de ter colhido em suas mãos poderosas cada indivíduo e de moldá-los a seu gosto, o soberno estende seus braços sobre toda a sociedade... Não quebra as vontades, mas as amolece, submete e dirige... Raramente força a agir, mas opõe-se sem cessar a que se aja; não destrói, impede que se nasça; não tiraniza, incomoda, oprime, extingue, abestalha e reduz enfim cada nação a não ser mais que um rebanho de animais tímidos, do qual o governo é o pastor. (...)
A imprensa é, por excelência, o instrumento democrático da liberdade."
Alexis de Tocqueville (1805-1859)



sexta-feira, 9 de novembro de 2012

YOANI SÁNCHEZ E GUILLERMO FARIÑAS VOLTAM A SER DETIDOS EM CUBA

Blogueira havia anunciado via Twitter que faria visita a ativista preso

 

A ativista cubana Yoani Sánchez durante a inauguração do Clic festival, em junho, em Havana
Foto: AFP/ADALBERTO ROQUE
A ativista cubana Yoani Sánchez durante a inauguração do Clic festival, em junho, em Havana AFP/ADALBERTO ROQUE
 
HAVANA — Dois dos nomes mais conhecidos da oposição em Cuba, a blogueira Yoani Sánchez e o dissidente Guillermo Fariñas, foram novamente presos. De acordo com fontes opositoras na ilha, as detenções ocorreram nesta quinta-feira em Havana. No Twitter, o blogueiro pró-governo Yohandry Fontana confirmou as detenções que, segundo ele, ocorreram por “escândalo público e indisciplina social em frente a uma unidade de polícia”.

Yoani e Fariñas foram detidos durante mais uma onda de prisões de ativistas contrários ao governo do presidente Raúl Castro. Segundo o blog opositor Café Fuerte, baseado em Miami, também foram para a prisão o escritor Ángel Santisteban e o blogueiro Eugenio Leal, além de dissidentes que haviam sido presos durante a chamada Primavera Negra, quando 75 opositores foram detidos em março de 2003. As detenções também foram confirmadas pela Comissão Cubana de Direitos Humanos e Reconciliação Nacional e o grupo Damas de Branco.

As prisões teriam ocorrido depois que dissidentes se juntaram para obter informações sobre a detenção da advogada Yaremis Flores, ocorrida na quarta-feira, relatou ao Café Fuerte Ailer González, coordenadora do site Estado de SATS, mais um da blogosfera opositora em Cuba. Ela, por sua vez, também estava presa e foi liberada por volta das 15h desta quinta-feira.

Rota anunciada no Twitter

E foi por volta desse horário que Yoani usou sua conta no Twitter pela última vez antes de ser detida. Na mensagem, ela comunicava a soltura de Ailer González e relatava que estava junto com outros opositores, entre eles Ángel Santisteban e Eugenio Leal, em busca de informações sobre o ativista Antonio Rodiles, um dos vários detidos.

“Agora estou a caminho da Estação de Polícia de Acosta, onde está preso arbitrariamente o ativista Antonio Rodiles”, escreveu Yoani por volta das 14h desta quinta-feira.

No dia 4 de outubro, Yoani passou 30 horas detida depois de ser presa em Bayamo, no leste de Cuba, onde cobriria para o jornal “El País” o julgamento do espanhol Ángel Carromero, acusado pela morte do ativista Oswaldo Payá num acidente de carro, em julho. Solta, a blogueira contou ter recusado comida ou água durante a detenção.

09 de novembro de 2012
O GLOBO

Nenhum comentário:

Postar um comentário