"A verdade será sempre um escândalo". (In Adriano, M. Yourcenar)

"Quero imaginar sob que novos traços o despotismo poderia produzir-se no mundo... Depois de ter colhido em suas mãos poderosas cada indivíduo e de moldá-los a seu gosto, o soberno estende seus braços sobre toda a sociedade... Não quebra as vontades, mas as amolece, submete e dirige... Raramente força a agir, mas opõe-se sem cessar a que se aja; não destrói, impede que se nasça; não tiraniza, incomoda, oprime, extingue, abestalha e reduz enfim cada nação a não ser mais que um rebanho de animais tímidos, do qual o governo é o pastor. (...)
A imprensa é, por excelência, o instrumento democrático da liberdade."
Alexis de Tocqueville (1805-1859)



segunda-feira, 17 de dezembro de 2012

FHC, UM SOCIÓLOGO, ELIMINOU DO CURRÍCULO ESCOLAR AS AULAS DE FILOSOFIA. E O PT NÃO QUIS REPÔ-LAS

FHC, um sociólogo, eliminou do currículo escolar as aulas de Filosofia. E o PT não quis repô-las...


Um fato muito importante e lastimável aconteceu há algumas décadas, embora, lamentavelmente, poucos comentem. Entretanto, tal fato foi um dos fatores cruciais para a atrofia do senso crítico e do pensamento livre de gerações inteiras.



O que seria? Parece um mistério, mas não é. Vamos ao fato: o gradual desaparecimento da disciplina Filosofia dos currículos escolares de ensino fundamental.

A Filosofia em sala de aula não admite a passividade. Ela leva à reflexão. Mas refletir é perigoso. Nossos alunos não podem contestar, não podem debater. Seriam eleitores e cidadãos perigosos demais.

Temas como Ética, Moral (não falo em Moral e Cívica), Cidadania, entre outros, não podem ser tratados. Não há espaço para isto.

A imoralidade, a falta de ética, a entrega da mente ao senso comum acrítico, entre outras coisas, não são prerrogativas da classe política (conceito erroneamente atribuído aos detentores de cargos políticos, pois toda a sociedade deveria ser a classe política), mas sim de todo o corpo da nação.

Afinal, não são homens e mulheres surgidos do nada, que assumem estes cargos. São pessoas do povo.

###

UM ATO CRIMINOSO
Almério Nunes

Quem retirou a Filosofia do currículo escolar, no Brasil, foi Fernando Henrique Cardoso,um sociólogo! Como entender? Minha área é a Filosofia, me sentirei honrado se visitarem meu site:

http://www.spadoconhecimento.com.br

SPA … uma singela homenagem que faço aos criadores da Filosofia Clássica, através de suas iniciais: Sócrates, Platão e Aristóteles. E também uma alusão a Roma Antiga: Salute Per Aqua, a saúde vem pela água.

Escrevo meus próprios artigos, e abordo a obra de mais de trinta filósofos e “livres pensadores”. Tenho também minha Galeria de Arte, exponho quadros seculares ou mesmo milenares, desde Buda, Confúcio e outros mestres.

Sinceramente não vejo como as sociedades possam desenvolver-se sem a Filosofia. No Brasil os filósofos são seres desprezados,infelizmente. E os temos,muito bons,em quantidade mais do que razoável.

Sócrates dizia: “Saber perguntar: Sabedoria. Saber responder: Habilidade”. Aplicando sua Maiêutica, ‘o Parto do Conhecimento’, ele fazia as pessoas irem se descobrindo… refletindo… e rumando para as suas conclusões. Sócrates é – na magistral definição da Marilena Chuai – o Paladino da Filosofia. No Brasil e no mundo, porém, vale muito mais quem se diploma em “Mercado Financeiro”.

17 de dezembro de 2012
Walter Martins

Nenhum comentário:

Postar um comentário