"A verdade será sempre um escândalo". (In Adriano, M. Yourcenar)

"Quero imaginar sob que novos traços o despotismo poderia produzir-se no mundo... Depois de ter colhido em suas mãos poderosas cada indivíduo e de moldá-los a seu gosto, o soberno estende seus braços sobre toda a sociedade... Não quebra as vontades, mas as amolece, submete e dirige... Raramente força a agir, mas opõe-se sem cessar a que se aja; não destrói, impede que se nasça; não tiraniza, incomoda, oprime, extingue, abestalha e reduz enfim cada nação a não ser mais que um rebanho de animais tímidos, do qual o governo é o pastor. (...)
A imprensa é, por excelência, o instrumento democrático da liberdade."
Alexis de Tocqueville (1805-1859)



terça-feira, 11 de dezembro de 2012

RUI FALCÃO JÁ IDENTIFICOU OS CULPADOS: A IMPRENSA E O MINISTÉRIO PÚBLICO

 
O presidente do PT, Rui Falcão, já tem os culpados pelas notícias que envolvem seu partido e o esquema do mensalão: a imprensa e o Ministério Público.
Leiam o que informa Laryssa Borges, na VEJA.com:
 
O presidente nacional do PT, Rui Falcão, mais uma vez atacou a imprensa e o Ministério Público (MP) na tentativa de justificar os atos ilegais cometidos por membros do partido.
Ao se pronunciar sobre o depoimento de Marcos Valério à PGR, em que o operador do mensalão afirmou que dinheiro do esquema pagou despesas do ex-presidente Lula, Falcão acusou a imprensa e o MP de promover um “processo de criminalização contra o PT e seus dirigentes.”
O conteúdo do depoimento de Valério foi publicado pelo jornal O Estado de S. Paulo.
 
Sem se preocupar em dar explicações sobre o envolvimento de Lula no maior esquema de corrupção da República, Falcão se limitou a criticar a publicação do depoimento e acusou a procuradoria de “vazar de maneira inexplicável” informações que “teria a responsabilidade legal de resguardar.”
O presidente do PT afirma, ainda, que as declarações de Valério são uma “tentativa desesperada de tentar diminuir a pena de prisão” recebida pelo empresário mineiro no julgamento do STF.
 
Mesmo diante do silêncio de Lula sobre as declarações de Valério, Falcão insiste em classificar o depoimento do operador do mensalão como “mentiras envelhecidas, todas elas já claramente desmentidas.”
 
Dirceu
Acuado com novas denúncias de que agia em nome do ex-presidente no esquema do mensalão, o ex-ministro José Dirceu, condenado a mais de dez anos de prisão por participar do esquema criminoso, afirmou que “a nova declaração de Marcos Valério não tem qualquer procedência”.
O petista voltou a insistir na tese de que “jamais” se encontrou Marcos Valério. Por meio de seu advogado, José Luís de Oliveira Lima, disse que tampouco se reuniu com o ex-presidente Lula e com o então tesoureiro petista Delúbio Soares para discutir financiamentos de campanhas.

 
Jefferson

Denunciante do esquema do mensalão, o deputado cassado Roberto Jefferson também questionou as revelações de Marcos Valério. “A história contada por Marcos Valério às procuradoras não me pareceu crível”, disse. “Delação premiada para salvar o próprio couro é coisa de canalha.”

11 de dezembro de 2012
Por Reinaldo Azevedo

Nenhum comentário:

Postar um comentário