"A verdade será sempre um escândalo". (In Adriano, M. Yourcenar)

"Quero imaginar sob que novos traços o despotismo poderia produzir-se no mundo... Depois de ter colhido em suas mãos poderosas cada indivíduo e de moldá-los a seu gosto, o soberno estende seus braços sobre toda a sociedade... Não quebra as vontades, mas as amolece, submete e dirige... Raramente força a agir, mas opõe-se sem cessar a que se aja; não destrói, impede que se nasça; não tiraniza, incomoda, oprime, extingue, abestalha e reduz enfim cada nação a não ser mais que um rebanho de animais tímidos, do qual o governo é o pastor. (...)
A imprensa é, por excelência, o instrumento democrático da liberdade."
Alexis de Tocqueville (1805-1859)



terça-feira, 11 de dezembro de 2012

O MAPA MUNDIAL DOS ATAQUES TERRORISTAS

article image
Iraque ocupa a primeira posição na lista de países com mais ataques terroristas (Reprosução/Internet)

Embora os ataques sejam distribuídos amplamente ao redor do mundo, a maioria se concentra em apenas um punhado de países

Dentre os 158 países que o Instituto para Economia e Paz (IEP) monitora em seu índice de terrorismo global inaugural, apenas 31 não tiverem ataques nos dez anos anteriores a 2011.

Embora os ataques sejam distribuídos amplamente ao redor do mundo, a maioria se concentra em apenas um punhado de países. O Iraque fica em primeiro lugar, com base em uma média ponderada quinquenal do número de incidentes, mortes, ferimentos e danos de propriedades estimados.

O país sofreu a maior parte dos ataques, incluindo 11 dentre os 20 piores do mundo0, e os iraquianos representaram um terço das mortes ocasionados por terrorismo entre 2002 e 2011.

No entanto, embora o número de incidentes no país tenha aumentado desde 2007, o número de mortos caiu. Outros centros de ataques terroristas incluem Paquistão, Afeganistão e Índia.

Os piores ataques ao longo do período aconteceram no Nepal, onde 518 pessoas morreram e 216 ficaram feridas. Se há algum modesto motivo de consolo, este é o fato de que os atentados terroristas se estabilizarem desde seu pico em 2008.

11 de dezembro de 2012

Nenhum comentário:

Postar um comentário