"A verdade será sempre um escândalo". (In Adriano, M. Yourcenar)

"Quero imaginar sob que novos traços o despotismo poderia produzir-se no mundo... Depois de ter colhido em suas mãos poderosas cada indivíduo e de moldá-los a seu gosto, o soberno estende seus braços sobre toda a sociedade... Não quebra as vontades, mas as amolece, submete e dirige... Raramente força a agir, mas opõe-se sem cessar a que se aja; não destrói, impede que se nasça; não tiraniza, incomoda, oprime, extingue, abestalha e reduz enfim cada nação a não ser mais que um rebanho de animais tímidos, do qual o governo é o pastor. (...)
A imprensa é, por excelência, o instrumento democrático da liberdade."
Alexis de Tocqueville (1805-1859)



quinta-feira, 17 de maio de 2012

MUTIRÃO NACIONAL PELO JULGAMENTO DO MENSALÃO JÁ!

Um mutirão nacional pedindo agilidade no julgamento do Mensalão será realizado neste domingo, 20 de maio. A manifestação está sendo organizada pela rede de movimentos contra a corrupção e a impunidade.

A meta principal é coletar mais assinaturas para a petição ao Supremo Tribunal Federal (STF) por celeridade no processo. Já foram computadas 28 mil assinaturas, sendo 18 mil na Internet e 10 mil no papel, em diversos estados do país.

O processo do Mensalão no STF acaba de completar 4 anos e 6 meses e as denúncias ocorreram há mais de 7 anos. Movimentos de doze cidades confirmaram (até 15/5) a participação no mutirão e os organizadores aguardam novas adesões.
Estão programadas manifestações no Rio de Janeiro, São Paulo, Belo Horizonte, Belém, Vitória, Florianópolis, João Pessoa, Cascavel (PR), Botucatu (SP), Jaú (SP), Dracena (SP) e Panorama (SP).

Os termos da petição são os seguintes: “Aos Ministros do STF: Fazemos um apelo a V.Exas para não permitirem que os crimes do Mensalão prescrevam antes do julgamento e que pedidos de vistas e adiamentos beneficiem os acusados.

O processo está em tramitação há muito tempo. Deixar que ocorra prescrição e que os acusados continuem a se aproveitar da demora do julgamento significará verdadeira oficialização da impunidade no Brasil”.

###

APOIO À PETIÇÃO

A petição tem o apoio de diferentes setores da sociedade. Entre as pessoas que aderiram estão: o príncipe D. João de O. E Bragança, os deputados Luiz Paulo Correa da Rocha, Chico Alencar e João Batista de Araújo (Baba), o ex-ministro Marcílio Marques Moreira, o empresário Ivan Botelho, o diretor de tevê Daniel Filho, a cantora Olívia Byinton e os economistas Paulo Guedes, Elena Landau e Pérsio Arida.

O abaixo-assinado será entregue em seguida no STF pelos movimentos Transparência Brasil e Queremos Ética na Política. O endereço para remessa das folhas com as assinaturas é:
Comissão Organizadora SOS STF / Missão Ampulheta em Brasília:

A/C: Sr. Rodrigo Netto
SHIS QI 13, conj. 12 casa 05
Lago Sul – BSB / DF – CEP: 71635-120


###

DE FRENTE PARA O MAR

No Rio, o Movimento 31 de Julho contra a Corrupção realizará a manifestação no Posto 9, em Ipanema, às 11h. Será montada a alegoria de uma prisão de frente para o mar. Grupos de outras cidades também montarão suas réplicas de celas e cadeias.

Segundo Marcelo Medeiros, coordenador do Movimento 31 de Julho, “não será por falta de xadrez que os juízes do STF terão motivo para atrasar ainda mais o julgamento”.

As manifestações são pacíficas, garantidas pela Constituição. Os organizadores recomendam que, a critério dos movimentos locais, seja requerida proteção policial com a necessária antecedência.

O motivo da mobilização é a dúvida sobre a realização do julgamento do Mensalão pelo STF neste semestre, abrindo a possibilidade de prescrição de diversos crimes e de candidaturas de acusados, que poderão escapar da Lei da Ficha Limpa.
Ainda não é certo que o ministro Lewandowski concluirá a revisão do processo em tempo hábil e percebe-se que aumenta a pressão de áreas do governo para retardar o julgamento.

###

ADESÕES PELA INTERNET

Na Internet, o abaixo-assinado pelo Julgamento do Mensalão está no Portal Petição Pública, no seguinte endereço:
http://www.peticaopublica.com.br/PeticaoVer.aspx?pi=P2012N22495

Nenhum comentário:

Postar um comentário