"A verdade será sempre um escândalo". (In Adriano, M. Yourcenar)

"Quero imaginar sob que novos traços o despotismo poderia produzir-se no mundo... Depois de ter colhido em suas mãos poderosas cada indivíduo e de moldá-los a seu gosto, o soberno estende seus braços sobre toda a sociedade... Não quebra as vontades, mas as amolece, submete e dirige... Raramente força a agir, mas opõe-se sem cessar a que se aja; não destrói, impede que se nasça; não tiraniza, incomoda, oprime, extingue, abestalha e reduz enfim cada nação a não ser mais que um rebanho de animais tímidos, do qual o governo é o pastor. (...)
A imprensa é, por excelência, o instrumento democrático da liberdade."
Alexis de Tocqueville (1805-1859)



terça-feira, 8 de janeiro de 2013

EM AUDIÊNCIA, ROSE, A AMIGA ÍNTIMA DE LULA, ALEGA "PÂNICO" PARA FUGIR DOS FOTÓGRAFOS



A ex-chefe do escritório da Presidência da República em São Paulo, Rosemary Noronha, foi nesta segunda-feira à Justiça Federal na capital paulista para assinar termo de comparecimento perante a 5ª Vara Criminal Federal.
 
Denunciada na Operação Porto Seguro de integrar quadrilha em um suposto esquema que vendia de pareceres técnicos de órgãos públicos, Rose não ficou nem 10 minutos no fórum federal. Autorizada pela juíza Adriana Zanetti ela entrou e saiu pela garagem do prédio.
 
A juíza permitiu que o acesso de Rose se desse pela entrada de veículos atendendo pedido da defesa.
O argumento apresentado foi de que Rose está constrangida com a ampla exposição a que vem sendo submetida desde que a operação foi deflagrada, em 23 de novembro, pela Polícia Federal e pela Procuradoria da República. A defesa disse que Rose "está com pânico" de ser fotografada.
 
— A Justiça não socorre aos que dormem — disse a juíza, ao comentar que foi a defesa quem pediu que a entrada e saída de Rose ocorresse pela garagem.
 
Ainda nesta segunda-feira, algumas horas antes da chegada de Rose, também esteve no Fórum Federal o ex-diretor de Hidrologia da Agência Nacional de Águas (ANA), Paulo Rodrigues Vieira, igualmente acusado de fazer parte da organização.
Ele chegou à 5ª Vara por um elevador destinado ao público. A juíza anotou que atenderia a eventual pedido de Paulo se ele tivesse solicitado a mesma condição dada a Rose.
 
— Eu decido. Não posso permitir que fotografem no fórum uma pessoa que não quer ser fotografada. (Rose) alegou que não suporta mais ver fotos dela toda hora. Já tive muitos réus famosos aqui e todos me pediram (para não ser fotografados pela imprensa). Dei ok. Tenho que preservar o direito à imagem dos réus — disse a juíza.
 
Quando Rose deixava a secretaria da 5ª Vara para tomar o elevador, acompanhada da advogada Camila Nogueira Gusmão Medeiros, jornalistas a abordaram.
Houve tumulto porque Rose achou que tinha sido fotografa por celular. A juíza Adriana Zanetti ordenou que quatro repórteres fossem à sala de audiências onde foi redigido termo de deliberação, no qual ela advertiu que se for publicada foto de Rose no fórum "serão imediatamente adotadas as medidas necessárias à responsabilização por crime de desobediência".
 
Rose terá de comparecer novamente ao fórum a cada 15 dias, por ordem judicial. Ela foi denunciada pela Procuradoria pelos crimes de falsidade ideológica, tráfico de influência, corrupção ativa e formação de quadrilha.
 
08 de janeiro de 2013
in aluizio amorim

Nenhum comentário:

Postar um comentário