"A verdade será sempre um escândalo". (In Adriano, M. Yourcenar)

"Quero imaginar sob que novos traços o despotismo poderia produzir-se no mundo... Depois de ter colhido em suas mãos poderosas cada indivíduo e de moldá-los a seu gosto, o soberno estende seus braços sobre toda a sociedade... Não quebra as vontades, mas as amolece, submete e dirige... Raramente força a agir, mas opõe-se sem cessar a que se aja; não destrói, impede que se nasça; não tiraniza, incomoda, oprime, extingue, abestalha e reduz enfim cada nação a não ser mais que um rebanho de animais tímidos, do qual o governo é o pastor. (...)
A imprensa é, por excelência, o instrumento democrático da liberdade."
Alexis de Tocqueville (1805-1859)



terça-feira, 8 de janeiro de 2013

SOBRE O HISTERISMO EM TORNO DO CRESCENTE PODER DA CHINA

 

Apesar dos sentimentos racistas dos dias de hoje e do histerismo em relação ao crescente poder da China, impulsionada que foi pelo grande estrategista, presidente e filósofo Mao Tse Tung, e apesar de ainda falarem em “perigo amarelo”, a China vai rapidamente se tornando o paradigma da civilização.

O Ocidente está espantado com o crescente poder da China, país não-cristão e não-ocidental, ainda por cima governado por um partido único e comunista.




Mackinder, um nacionalista inglês exaltado, no seu livro “Ideais Democráticos e Realidade”, declara que a China tem o potencial para direcionar o mundo “construindo uma nova civilização, nem completamente Oriental, nem completamente Ocidental”.
Mackinder, como se sabe, era um nacionalista extremado, mas não cego. Já sabia que nesse novo cenário a Inglaterra não tinha o antigo potencial.

Mas basta acompanhar as notícias de agora (o mundo é um permanente agora) para saber que a China jamais adotará medidas consagradas no Ocidente, conceitos cristalizados como dogmas.

Jamais se colocará abertamente contra a Coreia do Norte, ainda que esta nação desenvolva mísseis de longo alcance, ou que promova mais testes nucleares. Simplesmente para a China não há o menor interesse na união das duas Coreias.

E com certeza, com toda a certeza, não contribuirá para que essa união ocorra. Uma Coreia unida seria o sonho da OTAN, para colocar seus dois pezinhos na fronteira com a Manchuria e mais pertinho da Amuria. E quanto a isso, a Rússia está fechada com a China.
 
DÉCADAS E DÉCADAS
 
Não sei o que há com o Brasil, onde quase todas as iniciativas pioneiras, como a transposição do Rio São Francisco e a construção da ferrovia do trem-bala, se arrastam por décadas e mais décadas.
 
Entre os anos 605 e 611 da era atual, naquela época, somente em 6 anos, a China já tinha construído o Grande Canal que liga os dois rios, Amarelo e Yangzy. E sem alarde, acaba de inaugurar sua linha férrea de trem bala cruzando 1920 quilômetros em apenas 8 horas.
 
Acho melhor pararmos com os projetos, as teorias e as competições. Nada de trem-bala, nada de transposição, nada de nada. Vamos levar vida de sombra e água fresca. Com China, ou sem China, somos apenas um lugarejo em um planetinha.
 
A galáxia NGC 1277 tem a maior buraco negro já encontrado, capaz de engolir todo o sistema solar. O Universo não assimila teorias. O negocio é o carnaval que vem. Brasil, o melhor país do mundo.

08 de janeiro de 2013
Paulo Solon

Nenhum comentário:

Postar um comentário