"A verdade será sempre um escândalo". (In Adriano, M. Yourcenar)

"Quero imaginar sob que novos traços o despotismo poderia produzir-se no mundo... Depois de ter colhido em suas mãos poderosas cada indivíduo e de moldá-los a seu gosto, o soberno estende seus braços sobre toda a sociedade... Não quebra as vontades, mas as amolece, submete e dirige... Raramente força a agir, mas opõe-se sem cessar a que se aja; não destrói, impede que se nasça; não tiraniza, incomoda, oprime, extingue, abestalha e reduz enfim cada nação a não ser mais que um rebanho de animais tímidos, do qual o governo é o pastor. (...)
A imprensa é, por excelência, o instrumento democrático da liberdade."
Alexis de Tocqueville (1805-1859)



sexta-feira, 29 de março de 2013

AMERICANOS DEBATEM A NECESSIDADE DA PRÉ-ESCOLA

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Americanos costumam colocar os filhos na escola entre os cinco e seis anos de idade (Reprodução/Internet)

Alguns críticos questionam a necessidade do ensino pré-escolar, mas estudos apontam que crianças que cursaram a pré-escola se desenvolveram mais

Os primeiros anos escolares nos EUA, conhecidos como jardim de infância, geralmente começam entre os cinco e seis anos de idade das crianças. Dentre os países ricos, um início tão tardio é uma espécie de anomalia. Barack Obama acredita que este é um problema econômico e social; seu secretário de educação chegou a afirmar que a prática é “moralmente indefensável”.
A pré-escola pode ajudar no preenchimento dessa lacuna. Obama, em seu discurso sobre o estado da União no mês passado, conclamou uma união e entre o governo federal e os estados a fim de dar a todas as crianças americanas o acesso à pré-escola. Mais tarde ficou claro que “todas as crianças” na verdade queria dizer aquelas cujas famílias têm uma renda até 200% superior à linha da pobreza – o que equivale a uma renda de US$ 47 mil para uma família de quatro.

Alguns críticos afirmam que matricular seus filhos aos quatro anos na escola não adianta nada. A evidência sugere o contrário. Por exemplo, em 20 de março, novos resultados referentes a um estudo com crianças entre 9 e 11 anos de idade foram anunciados. Esse relatório constatou que crianças deficientes que haviam cursado a pré-escola tinham habilidades de leitura, línguas, matemática e ciência melhores. E também que dois anos de pré-escola eram melhores que um.

*Texto traduzido e adaptado da Economist por Eduardo Sá

29 de março de 2013

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