"A verdade será sempre um escândalo". (In Adriano, M. Yourcenar)

"Quero imaginar sob que novos traços o despotismo poderia produzir-se no mundo... Depois de ter colhido em suas mãos poderosas cada indivíduo e de moldá-los a seu gosto, o soberno estende seus braços sobre toda a sociedade... Não quebra as vontades, mas as amolece, submete e dirige... Raramente força a agir, mas opõe-se sem cessar a que se aja; não destrói, impede que se nasça; não tiraniza, incomoda, oprime, extingue, abestalha e reduz enfim cada nação a não ser mais que um rebanho de animais tímidos, do qual o governo é o pastor. (...)
A imprensa é, por excelência, o instrumento democrático da liberdade."
Alexis de Tocqueville (1805-1859)



quarta-feira, 6 de março de 2013

NO RITMO ATUAL, PIB PER CAPITA DO BRASIL SÓ CHEGARÁ AO PATAMAR DOS ESTADOS UNIDOS NO ANO DE 2180!

Se o Brasil mantiver o ritmo médio de crescimento das últimas três décadas (1980-2011), de 0,93% ao ano, PIB per capita do país – soma dos bens e serviços dividida pelo número de habitantes – só chegará ao patamar atual dos Estados Unidos no fim do século 22, mais especificamente, no ano 2180.
 
O desempenho brasileiro, neste período, ficou abaixo da média da América Latina (1,25%), e só conseguiu superar o da Argentina, da Colômbia e da Venezuela (cuja economia encolheu).
É o que aponta um estudo coordenado pelo economista Ronald Hillbrecht, da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), e financiado pelo Instituto Millenium.
A situação não muda muito se for levado em conta apenas o período 2000-2011, em que a expansão média da economia brasileira foi de 2,24%. Nesse caso, o Brasil permanece abaixo da média da América Latina, que foi de 2,30%, e é ultrapassado pela Colômbia (2,68%), ficando à frente apenas de Argentina (2,15%) e Venezuela (1,48%). A equiparação com os Estados Unidos viria 40 anos antes.
— O crescimento do país nos anos 2000 deixou as pessoas em geral com um sentimento positivo, mas o resto do mundo cresceu mais rapidamente. O Brasil está se movendo para frente, mas ficando para trás — afirma o pesquisador.
Hillbrecht argumenta que o fato de o país ser de grande porte deveria favorecer um crescimento mais rápido, devido à maior capacidade de incorporar mão de obra ociosa ao mercado.
— Era de se esperar que o país pudesse crescer a taxas semelhantes à da China, que neste período de 1980 a 2011 foi de 7,36%. Mas não estamos acumulando capital na forma de poupança doméstica nem estamos conseguindo atrair investimentos estrangeiros no nível necessário, porque o ambiente de negócios no país tem uma das piores avaliações do mundo, segundo os indicadores do Banco Mundial — analisa.
País tem um dos piores ambientes de negócios do mundo
Segundo dados do projeto “Doing Business” da instituição internacional, o Brasil está em 121º lugar, entre 185 países, no que se refere à facilidade para iniciar um novo negócio. A situação é pior nos indicadores que se referem a obtenção de licenças de construção (131º lugar) e pagamento de tributos (154º lugar). O principal problema do país, segundo o economista, é a falta de competitividade no mercado, ocasionada pelo que chama de “capitalismo de compadres”.
 
“Capitalismo de compadres é a organização econômica de uma sociedade onde o sucesso de empresas depende dos laços e proximidade com o governo. Estes laços proporcionam uma série de privilégios a estas empresas, como acesso a subsídios, incentivos fiscais e outras formas de transferências, facilidade de obter contratos vantajosos com o governo, proteção contra competição doméstica e estrangeira”, explica o pesquisador, no estudo.
— As entidades que representam o setor produtivo deveriam cobrar firmemente mudanças por parte do governo, mas o que vemos não é isso. Este sistema funciona como uma barreira à entrada de novas empresas nos mercados, dificultando o empreendedorismo e reduzindo inovação — afirmou Hillbrecht.
O pesquisador se diz otimista sobre mudanças no médio prazo, se houver uma ampla reforma dos “mecanismos de controle” dos negócios:
— A forma como o governo intervém pode ser boa ou ruim, dependendo do setor, mas o aparato regulatório do Brasil é ruim desde sempre. Para atrair os investimentos que precisamos, é necessário, por exemplo, que os investidores tenham uma taxa de retorno compatível com o nível do risco que estão assumindo. No caso das obras de infraestrutura, o governo fixa um retorno de 5,5%, em média, enquanto em países como a Inglaterra, esta chega a até 15%.
 
 
06 de março de 2013
in aluizio amorim

Nenhum comentário:

Postar um comentário