"A verdade será sempre um escândalo". (In Adriano, M. Yourcenar)

"Quero imaginar sob que novos traços o despotismo poderia produzir-se no mundo... Depois de ter colhido em suas mãos poderosas cada indivíduo e de moldá-los a seu gosto, o soberno estende seus braços sobre toda a sociedade... Não quebra as vontades, mas as amolece, submete e dirige... Raramente força a agir, mas opõe-se sem cessar a que se aja; não destrói, impede que se nasça; não tiraniza, incomoda, oprime, extingue, abestalha e reduz enfim cada nação a não ser mais que um rebanho de animais tímidos, do qual o governo é o pastor. (...)
A imprensa é, por excelência, o instrumento democrático da liberdade."
Alexis de Tocqueville (1805-1859)



quarta-feira, 6 de março de 2013

PT ESGOTOU A FÓRMULA DE AMPLIAR A ECONOMIA PELO AUMENTO DO CONSUMO

 

Os números do IBGE estão aí para confirmar. Agora o País só crescerá com investimento, e ponto final. Está esgotada a fórmula de ampliar a economia pelo aumento de consumo, adotada pelo PT.



A expansão do consumo doméstico está sendo suprida não pelo incremento da produção, mas pelo aumento dos produtos importados. Reportagem de Mariana Branco, da Agência Brasil, mostra que a presença de importados no mercado brasileiro no ano passado foi a maior desde 1996 e bateu recorde.

Segundo a Confederação Nacional da Indústria, em 2012 o coeficiente de participação de bens importados no consumo doméstico foi 21,6%. É o maior desde o início da série histórica, em 1996. De acordo com a entidade, o resultado reflete perda de competitividade dos produtos industriais nacionais ante os importados.

As importações cresceram mais nos grupos informática, eletrônicos e óticos (elevação de 6,4 pontos percentuais em relação a 2011), máquinas e materiais elétricos (4,8 pontos percentuais), farmaquímicos e farmacêuticos (4,6 pontos percentuais) e máquinas e equipamentos (igualmente 4,6 pontos percentuais).

A participação nos insumos adquiridos pela indústria, que mostra o volume de importados na produção nacional, ficou em 23,2%, com aumento de 1,9 ponto percentual em comparação com o resultado de 2011.

A pesquisa mostrou ainda que o coeficiente de exportação, como um todo, atingiu 20,6% no ano passado, ultrapassando a casa dos 20% pela primeira vez desde 2007.

Conforme já divulgado na Tribuna da Imprensa, os investimentos (públicos e privados) anuais previstos para 2013 até 2016 serão da ordem de R$ 950 bilhões; correspondentes a 21,6% do PIB. É um acréscimo de 3,5% em relação ao que foi investido em 2012. E é algo em torno desta taxa que circula a expectativa de crescimento da economia por parte dos especialistas.

A questão é que já estamos em março, e toda a administração petista é marcada pelo atraso nas medidas administrativas. É lamentável.
06 de março de 2013
Wagner Pires

Nenhum comentário:

Postar um comentário