"A verdade será sempre um escândalo". (In Adriano, M. Yourcenar)

"Quero imaginar sob que novos traços o despotismo poderia produzir-se no mundo... Depois de ter colhido em suas mãos poderosas cada indivíduo e de moldá-los a seu gosto, o soberno estende seus braços sobre toda a sociedade... Não quebra as vontades, mas as amolece, submete e dirige... Raramente força a agir, mas opõe-se sem cessar a que se aja; não destrói, impede que se nasça; não tiraniza, incomoda, oprime, extingue, abestalha e reduz enfim cada nação a não ser mais que um rebanho de animais tímidos, do qual o governo é o pastor. (...)
A imprensa é, por excelência, o instrumento democrático da liberdade."
Alexis de Tocqueville (1805-1859)



sábado, 2 de março de 2013

O CONTINENTE IMAGINÁRIO DO SENHOR INSULZA

    
          Notícias Faltantes - Foro de São Paulo 
insulzaA OEA foi criada para defender a democracia em todo o continente. Transgredindo esse dever, Insulza se converteu no hábil compositor e validador das aventuras anti-liberais e anti-democráticas que o continente sofre.

Eu queria conhecer José Miguel Insulza. A atuação do polêmico secretário-geral da Organização dos Estados Americanos (OEA), nomeado para esse cargo em 2005 e re-eleito em 2010 com o apoio da galáxia chavista, sempre me intrigou.
 
O homem está contente no cargo, viaja muito, negocia com chefes de Estado, supervisiona eleições, dá declarações e preside reuniões. Neste 22 de fevereiro ele estava na França pois o país é, desde 1972, observador permanente da OEA. Em Paris, Insulza deu uma conferência intitulada “Os desafios da democracia na América Latina”. Fui ouvi-lo com a maior atenção. Ao cabo de duas horas confirmei o que pensava dele.
 
Insulza descreveu uma América Latina ideal que evolui, segundo ele, para a prosperidade e a democracia sem tropeços. Com muitos “problemas e queixas pela desigualdade e a violência” é claro, explicou, mas para um futuro luminoso e sem nuvens. Ele insistiu: “Na América do Sul reina o otimismo”.
 
O curioso é que esse progresso transcorre dentro de uma bolha. O que ele chama “a região” avança dentro de uma curiosa autarquia, sem contatos nem relações com as economias do norte do continente, e sem vínculos com a Europa e o Pacífico. O influxo desses países e da vida política das grandes democracias não faz parte de sua análise.
 
Assim, a América Latina de Insulza é uma construção imaginária, ambígua, tocada pela duvidosa graça dos contatos sul-sul, rebocada pelas larguezas da Venezuela, as manobras anti-liberais de Cuba e da ALBA, e as corridas francamente sediciosas do Foro de São Paulo.
 
Dá a impressão de que Insulza apagou de sua lógica intelectual os Estados Unidos e o Canadá. Ele fala mais como um chefe da UNASUL, criada em 2008, do que como o responsável por um organismo que inclui 35 países, quer dizer, o norte e o sul do continente, não uma parte desde.
 
Na boca de Insulza o conceito de democracia se transforma em uma noção confusa, em um “processo lento”, que deixa de ser uma realidade com traços precisos. Ele estima que “a política não é só uma questão de princípios”.
Cuba, por exemplo, é um tema que Insulza jamais aborda, pois essa ditadura totalitária de 54 anos continua sendo, para ele, um momento da “construção” da democracia do continente. Esse regime, mesmo agonizante, continua urdindo operações contra as outras democracias, como o demonstra a expansão da mão castrista em cinco ou seis países latino-americanos com o fundo falso inusitado de ingerência de poderes nostálgicos do sistema comunista, como o russo, o bielo-russo, o chinês e o campeão mundial do anti-americanismo, o Irã. Isso tem a Insulza sem preocupação. Para ele tudo vai bem, como no melhor dos mundos.
 
A OEA, entretanto, foi criada para defender a democracia em todo o continente. Transgredindo esse dever, Insulza se converteu no hábil compositor e validador das aventuras anti-liberais e anti-democráticas que o continente sofre.
Há algumas semanas, a cumplicidade do político socialista chileno com o regime chavista foi confirmada uma vez mais, quando a OEA declarou que “respeitava cabalmente a decisão tomada pelos poderes constitucionais da Venezuela”, com respeito à pretendida “tomada de posse” de um Hugo Chávez ausente, moribundo ou falecido em Cuba.
Em Paris, Insulza reiterou seu apoio ao golpe anti-constitucional do 10 de janeiro de 2013 ao dizer que este havia “evitado um conflito que não era necessário”. Consolou seus ouvintes assegurando que, de todo modo, esse “tema” será “resolvido na próxima semana” em Caracas.
 
A palestra de Insulza em Paris esquivou os problemas reais da América Latina. Porém, o fez com talento pois seu auditório o aplaudiu no final. Em seguida, as perguntas dos inconformados com essa visão ideológica e relativista foram esvaziadas sem receio.
02 de março de 2013
Eduardo Mackenzie
Tradução: Graça Salgueiro

Nenhum comentário:

Postar um comentário