"A verdade será sempre um escândalo". (In Adriano, M. Yourcenar)

"Quero imaginar sob que novos traços o despotismo poderia produzir-se no mundo... Depois de ter colhido em suas mãos poderosas cada indivíduo e de moldá-los a seu gosto, o soberno estende seus braços sobre toda a sociedade... Não quebra as vontades, mas as amolece, submete e dirige... Raramente força a agir, mas opõe-se sem cessar a que se aja; não destrói, impede que se nasça; não tiraniza, incomoda, oprime, extingue, abestalha e reduz enfim cada nação a não ser mais que um rebanho de animais tímidos, do qual o governo é o pastor. (...)
A imprensa é, por excelência, o instrumento democrático da liberdade."
Alexis de Tocqueville (1805-1859)



sexta-feira, 22 de março de 2013

SOBE PARA 31 O NÚMERO DE MORTOS EM PETRÓPOLIS. E DILMA SÓ PENSA NA REELEIÇÃO

Quatro rios que cortam o município de Petrópolis estão em estágio de atenção. Previsão é de chuva para a Região Serrana, segundo o Climatempo
 
Queda de barreira impede tráfego na Rua Oto Remares, no Alto da Serra, em Petrópolis Foto: Gabriel de Paiva / Agência O Globo
Queda de barreira impede tráfego na Rua Oto Remares, no Alto da Serra, em PetrópolisGabriel de Paiva / Agência O Globo


Os quatro rios que cortam o município de Petrópolis, na Região Serrana do Rio, entraram em estágio de atenção, segundo o site G1, na noite desta quinta-feira. Há risco de transbordamento no Piabanha, no Quitandinha, no Santo Antônio e no Palatinado, segundo o Sistema de Alerta de Cheias do Instituto estadual do Ambiente (Inea). De acordo com o Instituto Climatempo, a chegada de uma frente fria nesta sexta-feira, associada ao calor, pode ocorrer chuva forte no Rio e também na Serra.

Nesta quinta-feira, Petrópolis continuou resgatando corpos de vítimas do temporal ocorrido no domingo. O número de mortes provocadas pela chuva subiu para 31. Nesta quinta-feira, dois corpos foram encontrados no entorno do bairro Quitandinha, onde as buscas estão concentradas. Ainda há um desaparecido.
Familiares reconheceram os dois corpos localizados nesta quinta-feira por equipes do Corpo de Bombeiros em Petrópolis. As vítimas, que foram resgatadas na localidade Espírito Santo, são Pedro Fernandes, de 50 anos, e sua esposa Cristina Moltor Brender, de 41 anos. A casa onde eles moravam foi soterrada na noite do último domingo. Eles estavam junto com os filhos Nicolás e Letícia Brender Fernandes, respectivamente de 8 e 4 anos. Os corpos das crianças foram resgatados na última terça-feira e sepultados na noite de quarta-feira.

As buscas estão concentradas num ponto a três quilômetros de onde casas desabaram. Segundo o coronel Sérgio Simões, secretário estadual de Defesa Civil e comandante-geral do Corpo de Bombeiros, as buscas em outros locais da cidade foram encerradas. Militares do Exército e cães farejadores auxiliam o trabalho doos bombeiros. Um retroescavadeira também é utilizada nas buscas.

Nesta quarta-feira, uma mulher que estava internada em estado grave morreu no hospital. Desde segunda-feira estavam sendo realizadas buscas na localidade Boca do Mato e a comunidade Alto do Independência, áreas onde famílias inteiras foram soterradas. Em Boca do Mato, por exemplo, sete integrantes de uma família foram soterrados, entre eles crianças e adolescentes. Na segunda-feira, apenas nesta região, oito corpos foram resgatados.

O secretário Sérgio Simões disse que estas duas áreas foram as mais afetadas pela chuva. Segundo ele, 120 homens do Corpo de Bombeiros, especializados em resgates em áreas de deslizamento, atuaram nestas regiões. Simões afirmou, ainda, que o maior problema detectado durante o trabalho de resgate é a instabilidades dos terrenos, já que o solo permanece úmido, e a lama chega à altura do joelho.

22 de março de 2013
Diego Barreto - O Globo

Nenhum comentário:

Postar um comentário