"A verdade será sempre um escândalo". (In Adriano, M. Yourcenar)

"Quero imaginar sob que novos traços o despotismo poderia produzir-se no mundo... Depois de ter colhido em suas mãos poderosas cada indivíduo e de moldá-los a seu gosto, o soberno estende seus braços sobre toda a sociedade... Não quebra as vontades, mas as amolece, submete e dirige... Raramente força a agir, mas opõe-se sem cessar a que se aja; não destrói, impede que se nasça; não tiraniza, incomoda, oprime, extingue, abestalha e reduz enfim cada nação a não ser mais que um rebanho de animais tímidos, do qual o governo é o pastor. (...)
A imprensa é, por excelência, o instrumento democrático da liberdade."
Alexis de Tocqueville (1805-1859)



sexta-feira, 22 de março de 2013

A BOQUINHA DO LULA NÃO LARGA AS TETAS

 

O governo transfere dinheiro para o banco na forma de endividamento. Tem que ter, portanto, mais capital próprio para emprestar tanto.

Quando o governo capitaliza o banco, coloca em ativos que não têm liquidez, ou seja, que não virarão dinheiro amanhã. A qualidade do capital perde.

Lula recebe a Odem Nacional de BeninLula recebe a Odem Nacional de Benin

O BNDESPar tem corrido todos os riscos da economia brasileira, porque virou sócio de muitas empresas.

A Caixa tem aumentado muito o empréstimo, e o capital não tem subido na mesma proporção. A capitalização também é feita com ativos sem liquidez” Lei na íntegra: Notas de BNDES e Caixa rebaixadas: o alerta da Moody´s.

O BNDES vem usando mal o dinheiro do país, faz empréstimos às construtoras brasileira que trabalham na África e estas por outro lado pagam regiamente a Lula para fazer conferências naquele continente, como ocorreu na semana passada, numa viagem de 6 dias que terminou em 20/3. Ele visitou Gana, Benin, Guiné Equatorial e Nigéria.

Durante a viagem, fez duas palestras custeadas por empreiteiras. A primeira, em Gana, foi paga em conjunto pela Odebrecht e pela Queiroz Galvão, além de uma empresa de seguros local chamada SIC. A segunda foi bancada pela construtora Andrade Gutierrez

Segundo a assessoria do instituto Lula, as palestras foram para convidados das empresas. O transporte e a hospedagem também foram custeados por elas. Os pagamentos são feitos à LILS, empresa aberta pelo ex-presidente justamente para receber pelas palestras.

As palestras são a principal fonte de renda de Lula desde que ele deixou a Presidência. No mercado, estima-se que um evento com o ex-presidente custe cerca de 200 000 reais.

Sinceramente me pergunto, o que pode ter Luiz Inácio Lula da Silva a dizer que valha 100 mil dólares? Só pode ser uma forma para pagar a venda de influência que ele tem no governo, tanto que a LILS se recusar a dizer quanto ele realmente recebe por palestra, são dados “reservados”.

22 de março de 2013
Giulio Sanmartini

Nenhum comentário:

Postar um comentário