"A verdade será sempre um escândalo". (In Adriano, M. Yourcenar)

"Quero imaginar sob que novos traços o despotismo poderia produzir-se no mundo... Depois de ter colhido em suas mãos poderosas cada indivíduo e de moldá-los a seu gosto, o soberno estende seus braços sobre toda a sociedade... Não quebra as vontades, mas as amolece, submete e dirige... Raramente força a agir, mas opõe-se sem cessar a que se aja; não destrói, impede que se nasça; não tiraniza, incomoda, oprime, extingue, abestalha e reduz enfim cada nação a não ser mais que um rebanho de animais tímidos, do qual o governo é o pastor. (...)
A imprensa é, por excelência, o instrumento democrático da liberdade."
Alexis de Tocqueville (1805-1859)



sexta-feira, 22 de março de 2013

BC VÊ ROMBO DE US$ 67 BILHÕES NA CONTA CORRENTE DO PAÍS EM 201

Segundo o BC, os investimentos estrangeiros diretos (IED) devem fechar o ano em 65 bilhões de dólares
 
  Notas de Dólar - dinheiro

Notas de Dólar: se confirmado a estimativa, será a primeira vez desde 2001 que os investimentos estrangeiros não serão suficientes para cobrir o déficit em transações correntes

Com o cenário para o comércio exterior do Brasil mais complicado, o Banco Central piorou sua projeção para o déficit em transações correntes do país a 67 bilhões de dólares em 2013, ante 65 bilhões de dólares previstos anteriormente, resultado que não será compensado pelos investimentos produtivos vindos de fora.

Segundo o BC, os investimentos estrangeiros diretos (IED) devem fechar o ano em 65 bilhões de dólares, mesma estimativa anterior. Se confirmado, será a primeira vez desde 2001 que os investimentos estrangeiros não serão suficientes para cobrir o déficit em transações correntes.

O aumento da estimativa do déficit em transações correntes se deve a previsão de que a balança comercial brasileira terá um superávit de 15 bilhões de dólares este ano, ante estimativa anterior de 17 bilhões de dólares.

No primeiro bimestre deste ano, a balança comercial acumula déficit de 5,314 bilhões de dólares, segundo dados do BC. O desempenho tem sido afetado pelo cenário externo conturbado, mas também pela contabilização atrasada de importação de gasolina pela Petrobras, o que deve gerar ainda mais déficits.

Para outras variáveis importantes das contas externas do país, o BC não mexeu em suas previsões para este ano. Ainda acredita que as remessas líquidas de lucros e dividendos somarão 30 bilhões de dólares em 2013 --cerca de 6 bilhões de dólares a mais do que o registrado no ano passado.

Os gastos líquidos com viagens internacionais deverão somar 16,3 bilhões de dólares em 2013, ante 15,6 bilhões de dólares registrados no ano passado.

Fevereiro
No mês passado, o Brasil registrou déficit em transações correntes de 6,625 bilhões de dólares, um pouco acima da expectativa do mercado, e quase a metade dos 11,371 bilhões de dólares vistos em janeiro. No entanto, quando comparado ao resultado de fevereiro de 2012 (-1,73 bilhão de dólares), o déficit do mês passado quase quadruplicou.

Mediana de 20 especialistas consultados pela Reuters indicava saldo negativo de 6,1 bilhões de dólares no mês passado.

No acumulado em 12 meses encerrados em fevereiro, o déficit em conta corrente ficou em 2,79 por cento do Produto Interno Bruto (PIB).

O rombo do mês, mais uma vez, não foi financiado pelos investimentos diretos, que somaram 3,814 bilhões de dólares no mês passado, um pouco acima do previsto pelos analistas consultados pela Reuters, cuja mediana somou 3,531 bilhões de dólares.

O rombo nas transações correntes --que incluem a importação e exportações de bens e serviços e as transferências unilaterais-- também foi impactado pelo aumento das remessas de lucros e dividendos, que somaram 2,174 bilhões de dólares no mês passado, ante 528 milhões de dólares no mesmo mês de 2012. Em janeiro, esses envios haviam somado 2,068 bilhões de dólares.

Os gastos líquidos de brasileiros no exterior com viagens, ainda segundo o BC, chegaram a 1,236 bilhão de dólares em fevereiro, com pequena alta sobre os gastos de 1,598 bilhão de dólares em janeiro e em linha com os gastos registrados no mesmo mês de 2012.

22 de março de 2013
Chung Sung-Jun/Getty Images

Nenhum comentário:

Postar um comentário