"A verdade será sempre um escândalo". (In Adriano, M. Yourcenar)

"Quero imaginar sob que novos traços o despotismo poderia produzir-se no mundo... Depois de ter colhido em suas mãos poderosas cada indivíduo e de moldá-los a seu gosto, o soberno estende seus braços sobre toda a sociedade... Não quebra as vontades, mas as amolece, submete e dirige... Raramente força a agir, mas opõe-se sem cessar a que se aja; não destrói, impede que se nasça; não tiraniza, incomoda, oprime, extingue, abestalha e reduz enfim cada nação a não ser mais que um rebanho de animais tímidos, do qual o governo é o pastor. (...)
A imprensa é, por excelência, o instrumento democrático da liberdade."
Alexis de Tocqueville (1805-1859)



sexta-feira, 12 de abril de 2013

OPOSIÇÃO TENTA ABRIR CAIXA PRETA DOS EMPRÉSTIMOS DO BNDES PARA CUBA E ANGOLA


O senador Alvaro Dias (PSDB-PR) também protocolou hoje no ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior, ofício pedindo informações sobre os financiamentos do BNDES aos governos de Cuba e Angola.
 
O pedido do tucano foi feito com base na Lei de Acesso à Informação.
No ofício, o senador pede que o ministério divulgue o valor total de recursos públicos utilizados em benefícios dos dois países entre 2005 e 2013, assim como as datas das operações e transferências financeiras e os atos normativos e contratuais que viabilizaram os negócios.
 
Dias também quer ter acesso ao inteiro teor do despacho do ministro e das motivações que o levaram a classificar as operações e documentos como secretos. "O BNDES é um banco de fomento estatal cujos negócios devem ser públicos", disse o senador. (Folha Poder)
 
12 de abril de 2013
in coroneLeaks

Nenhum comentário:

Postar um comentário