"A verdade será sempre um escândalo". (In Adriano, M. Yourcenar)

"Quero imaginar sob que novos traços o despotismo poderia produzir-se no mundo... Depois de ter colhido em suas mãos poderosas cada indivíduo e de moldá-los a seu gosto, o soberno estende seus braços sobre toda a sociedade... Não quebra as vontades, mas as amolece, submete e dirige... Raramente força a agir, mas opõe-se sem cessar a que se aja; não destrói, impede que se nasça; não tiraniza, incomoda, oprime, extingue, abestalha e reduz enfim cada nação a não ser mais que um rebanho de animais tímidos, do qual o governo é o pastor. (...)
A imprensa é, por excelência, o instrumento democrático da liberdade."
Alexis de Tocqueville (1805-1859)



sexta-feira, 19 de abril de 2013

PRINCIPAL SUSPEITO DE ATAQUE EM BOSTON É MORTO E OUTRO ESTÁ FORAGIDO

article image
Homem de boné preto foi morto nesta sexta. O outro suspeito (boné branco) continua foragido (Fonte: Reprodução/Reuters)
Homem morreu durante uma megaoperação policial em um subúrbio de Boston

A polícia de Boston informou que um dos suspeitos do atentado durante a maratona da cidade na última segunda-feira, 15, foi morto nesta sexta-feira, 19. Um segundo suspeito continua foragido.
Segundo informações da polícia o homem, identificado como Tamerlan Tsarnaev, de 26 anos, seria irmão mais velho do suspeito que continua foragido, identificado como Dzhokhar A. Tsarnaev, de 19 anos. Os irmãos são de origem chechena e estariam morando legalmente nos EUA, há um ano. Ao que tudo indica, o motivo do ataque seria a revolta dos irmãos por não conseguir compreender a cultura americana. Os dois seriam muçulmanos, mas não há informação sobre uma possível motivação religiosa para o atentado.
Leia também: FBI identifica dois suspeitos em vídeos do atentado a Boston

Leia também: Veja como foram feitas as bombas de Boston


FBI divulgou esta foto de Dzhokhar Tsarnaev, o irmão mais novo que continua foragido (Divulgação/FBI)

Tamerlan morreu durante uma megaoperação policial que começou na noite da última quinta-feira, 18, quando os suspeitos invadiram o campus do Instituto de Tecnologia de Massachusetts (MIT, na sigla em inglês) para roubar um carro. Segundo a polícia, os dois estariam desesperados e um chegou a atropelar o outro ao tentar escapar. Durante a ação um policial foi morto.

Ao tentar fugir, os irmãos foram perseguidos pela polícia iniciando uma troca de tiros. Os dois suspeitos teriam atacado a polícia com explosivos e tiros. Durante a troca de tiros, Tamerlan foi baleado e levado ao hospital, mas não resistiu.

Operação minuciosa

O irmão mais novo, Dzhokhar A. Tsarnaev, é o mesmo homem cuja foto foi apresentada pelo FBI na quinta-feira, 18, como principal suspeito do ataque durante a Maratona de Boston, que deixou três mortos e mais de 170 feridos.

Uma grande operação policial, que conta com agentes do FBI, ainda está em andamento para tentar capturar o suspeito foragido em um subúrbio de Boston. A área está sendo vasculhada minuciosamente. Os policiais fazem uma busca “casa por casa”.

19 de abril de 2013

Nenhum comentário:

Postar um comentário