"A verdade será sempre um escândalo". (In Adriano, M. Yourcenar)

"Quero imaginar sob que novos traços o despotismo poderia produzir-se no mundo... Depois de ter colhido em suas mãos poderosas cada indivíduo e de moldá-los a seu gosto, o soberno estende seus braços sobre toda a sociedade... Não quebra as vontades, mas as amolece, submete e dirige... Raramente força a agir, mas opõe-se sem cessar a que se aja; não destrói, impede que se nasça; não tiraniza, incomoda, oprime, extingue, abestalha e reduz enfim cada nação a não ser mais que um rebanho de animais tímidos, do qual o governo é o pastor. (...)
A imprensa é, por excelência, o instrumento democrático da liberdade."
Alexis de Tocqueville (1805-1859)



sexta-feira, 7 de junho de 2013

NOTAS POLÍTICAS DO JORNALISTA HÉLIO FERNANDES

Arrogância, petulância e importância, tudo envolvido no mais puro exibicionismo. O presidente da França cai tanto nas pesquisas que não anda nas ruas. O carreirista Sergio Cabral se refugia no sobrenome de Aécio. Valério ganha manchetes, mas fica sem a delação premiada.




O imponente Luís Roberto Barroso, advogado quase ministro do Supremo Tribunal Federal: “Não serei pautado por ninguém. Nem governo, acusados, imprensa ou opinião pública”. Elementar, doutor, mas não precisava vir a público expor o que é obrigatório. Faz parte da rotina de qualquer ministro. Está atirando contra os próprios (futuros) colegas que o receberam tão bem?
Depois, não satisfeito: “No mensalão não aceitarei pressão de ninguém”. Quer dizer que em outros casos pode haver esperança para os que dependerem do seu voto? E deixa no ar do majestoso plenário que alguns ministros sofrem e aceitam pressão?Alguns já disseram, “não ligo para a opinião pública”, mas isso no momento sagrado do voto.

E O ESCRITÓRIO ROBERTO BARROSO?
Devia ter anunciado no mesmo momento o fechamento da fortaleza de advocacia, de onde surgiu e se afirmou, até terminar no mais alto tribunal do país. É lógico que seus associados continuarão, precisam trabalhar. Mas será sempre o escritório Roberto Barroso. Ou não advogarão nos mais altos tribunais? Lógico, o ministro sempre se dará por impedido, não votará em questões de interesse do escritório. Isso é o mínimo.

PS – Barroso: “O Supremo não pode julgar ação penal, só constitucional”. Deixo para examinar depois. Em teoria é isso mesmo, mas advogados sempre se baseiam na Constituição para julgarem do ponto de vista penal ou político. Ou a prática da política é crime de lesa pátria?

O AUDACIOSO RENAN CALHEIROS
Dona Dilma ficou perplexa com a audácia do presidente do Senado. Primeiro, “barrou” o senador Eunicio, convidado dela. Depois, não deixou que ela conduzisse o encontro, tomou conta da situação.
Renan queria exibir seu prestígio e sua força, vetando a MP da redução dos preços da energia. Depois, com toda a arrogância, sem que Dona Dilma pudesse dizer qualquer coisa, afirmou: “Essa decisão faz parte do arsenal de afirmação do Senado. Só votaremos Medidas Provisórias quando chegarem dentro do prazo”.
Até Henrique Eduardo Alves ficou assombrado. Renan não pediu “menos MPs”, como publicaram, e sim afirmou sua firmeza sobre o assunto.
Presidente da República, FHC afirmou publicamente: “Sem Medidas Provisórias não há governabilidade”. Agora, com Renan, MP só se ele quiser. Ou permitir.

CABRAL E O SOBRENOME NEVES
O governador do Estado do Rio não tem candidato fixo para sua sucessão. Intimida Dona Dilma, ameaça com dois palanques no Rio, mas na frente de tudo está seu futuro político. Se quisesse mesmo a vitória de Pezão, deixaria o cargo em março de 2014, o vice assumiria, seria candidato no cargo.
Agora descobriu nova forma de obter resultados: “Posso apoiar Aécio, minha primeira mulher era uma Neves, meu filho também. Sua primeira mulher era Neves, mas tão longe quanto Mangaratiba está da moralidade.

PESQUISA NÃO PUBLICADA NA FRANÇA
O presidente Hollande tomou posse com quase 70% por cento de aprovação. Pesquisa largamente publicada. Agora, ele está pouco acima de 20 por cento, ninguém publica. Mas Hollande está tão impopular que dizem nas ruas, com tradução livre: “O presidente é mais Hollande do que François”.

O ALQUIMISTA ALCKMIN
O governador de São Paulo, cheio de obstáculos para a reeleição, tem um vice-governador, Afif Domingos, que desde já apoia a reeleição de Dona Dilma. Como é vice dele e ministro dela, Alckmin resolveu fazer o teste: se viajasse para o exterior, o que aconteceria?

Alckmin marcou a viagem, nem avisou Afif, era de boa educação e até de elegância. Lógico, Afif soube e mandou que um intermediário desse o recado: “Pode viajar que eu assumo”. Alckmin recebeu o recado, e como era só um teste, pode cancelar a viagem. Tanto faz, nenhuma importância.
QUEM GARANTE MARIN, O SERVO,
SUBMISSO E SERVIÇAL DA DITADURA,
COMO PRESIDENTE DA CBF?


Este Blog foi o primeiro a revelar a participação e o conluio de Marin com a ditadura e com Maluf. Depois vieram mais e mais denúncias sobre o seu passado, ele só se fortaleceu.
O que mostrei: “Foi vice-governador” de Maluf e assumiu quando Maluf se desincompatibilizou”. (Naquela época não havia reeleição).

Depois, Ivo Herzog revelou discurso de Marin elogiando o carrasco Fleury. Agora. O coordenador da Comissão da Verdade, Claudio Fontelles (foi excelente Procurador-Geral), vem a público: “O que Marin fez na ditadura foi horrível”. E não acontece nada, ele continua presidente da CBF. Quem o mantém e o garante?

###

 PS – Gilberto Carvalho deu longo telefonema para Lula. Nada surpreendente, se falam todo dia. Mas anteontem havia um motivo mais importante, específico e precisando de análise.

PS2 – A declaração pública de Valério, “não aceito delação premiada”. O Secretário-Geral da Presidência foi meio cético, embora confortasse o ex-presidente com a afirmação: “Ele pode falar à vontade, não tem nada para dizer”.

PS3 – Lula não estava mesmo preocupado, ouviu o amigo e representante, respondeu apenas: “Nunca me preocupei com Valério ou qualquer outro. Você sabe que ele quis vir ao Instituto conversar comigo, não tive nem tenho o menor interesse.

PS4 – Ontem, discurso importante de Luiz Henrique, senador de Santa Catarina. Queria ser político, segundo ele, para ser prefeito de sua cidade. Foi. Depois, deputado, governador, senador, atuação exemplar.

PS5 – O Hospital Escola São Francisco de Assis (citado ontem na coluna do Ancelmo, com foto e tudo) tem ainda mais história. Ali ficou preso o deputado e grande orador Mauricio Lacerda.

PS6 – Em 1917, alemães afundaram navios brasileiros na Baía de Guanabara. Mauricio, pai de Carlos, protestou. Fez violento discurso na escadaria do Municipal. O presidente declarou guerra à Alemanha, mandou prendê-lo. Ficou ali no chamado Canal do Mangue.

PS7 –O local só mudou de nome em 1943, quando o grande prefeito Henrique Dodsworth inaugurou a Avenida Presidente Vargas.

PS8 – Já vi semifinais mais emocionantes em Roland Garros, lá mesmo ou pela televisão. Serena Williams venceu a italiana Errani em 46 minutos. O público devia pedir a devolução do dinheiro, as entradas são caras. E o jogo acabou às 8 horas de lá, fazer o quê?

PS9 – A italiana, por esses 46 minutos, garantiu 750 mil dólares (1 milhão e 500 mil reais). Como finalista, Serena já tem 1 milhão e 500 mil dólares. Se for campeã, 2 milhões e 800 mil dólares. (Nem quero transpor para real).

PS10 – Amanhã Serena joga a final contra Sharapova. Nas últimas 36 vezes que entrou em quadra (3 contra a russa), saiu com a vitória. Por que perderia agora?

07 de junho de 2013
Helio Fernandes

Nenhum comentário:

Postar um comentário