"A verdade será sempre um escândalo". (In Adriano, M. Yourcenar)

"Quero imaginar sob que novos traços o despotismo poderia produzir-se no mundo... Depois de ter colhido em suas mãos poderosas cada indivíduo e de moldá-los a seu gosto, o soberno estende seus braços sobre toda a sociedade... Não quebra as vontades, mas as amolece, submete e dirige... Raramente força a agir, mas opõe-se sem cessar a que se aja; não destrói, impede que se nasça; não tiraniza, incomoda, oprime, extingue, abestalha e reduz enfim cada nação a não ser mais que um rebanho de animais tímidos, do qual o governo é o pastor. (...)
A imprensa é, por excelência, o instrumento democrático da liberdade."
Alexis de Tocqueville (1805-1859)



quarta-feira, 5 de junho de 2013

ROBERT FRANCIS KENNEDY

article image
Robert Kennedy lutou pelos direitos das minorias (Reprodução/Internet)

Robert Francis Kennedy morreu em 6 de junho de 1968
 
Robert Francis Kennedy nasceu em 20 de novembro de 1925 e morreu em 6 de junho de 1968. Era o sétimo filho de Joseph e Rose Kennedy e foi um grande colaborador de seu irmão, o ex-presidente dos Estados Unidos John F. Kennedy.
Ingressou na Universidade de Harvard e, após um período na marinha americana, graduou-se em 1948. Sete anos antes de engajar-se na campanha presidencial do irmão, em 1960, atuou no Conselho do Senado, lutando contra a corrupção. Depois da eleição de John Kennedy, tornou-se secretário de Estado da Justiça e trabalhou na área de defesa dos direitos humanos e contra a discriminação racial.
Três anos depois, seu irmão foi assassinado e Robert Kennedy continuou trabalhando um período com o presidente Lyndon Johnson. Em 1964, renunciou para candidatar-se ao senado pelo Partido Democrata, onde se destacou pelo empenho na luta pelos direitos das minorias. Também foi contra a escalada militar no Vietnã. Em 1968, candidatou-se à Presidência da República pelo Partido Democrata.
A disputa pela presidência foi a última de Robert Kennedy. Em 5 de junho de 1968, o político participou de um evento comemorativo, depois de uma série de vitórias nas eleições primárias para escolha do candidato do partido. Quando o político deixava o salão, o jordaniano Sirhan Bishara Sirhan disparou vários tiros contra Kennedy. No dia seguinte, o senador não resistiu aos ferimentos e morreu.

05 de junho de 2013

Nenhum comentário:

Postar um comentário