"A verdade será sempre um escândalo". (In Adriano, M. Yourcenar)

"Quero imaginar sob que novos traços o despotismo poderia produzir-se no mundo... Depois de ter colhido em suas mãos poderosas cada indivíduo e de moldá-los a seu gosto, o soberno estende seus braços sobre toda a sociedade... Não quebra as vontades, mas as amolece, submete e dirige... Raramente força a agir, mas opõe-se sem cessar a que se aja; não destrói, impede que se nasça; não tiraniza, incomoda, oprime, extingue, abestalha e reduz enfim cada nação a não ser mais que um rebanho de animais tímidos, do qual o governo é o pastor. (...)
A imprensa é, por excelência, o instrumento democrático da liberdade."
Alexis de Tocqueville (1805-1859)



quarta-feira, 5 de junho de 2013

COMO É A IMAGEM DO BRASIL NO MUNDO

   
article image
Brasileiros se veem com bons olhos (Fonte: Reprodução/AFP)
 

Pesquisa revelou que a imagem positiva do país no mundo aumentou, mas a negativa também

     
Uma pesquisa do Serviço Mundial da BBC divulgada nesta quarta-feira, 22, revelou que a imagem positiva do Brasil subiu levemente entre 2012 e 2013, mas também cresceu a percepção negativa sobre o país no mundo.

De acordo com a pesquisa, denominada "Country Ratings Pool", aumentou de 45% para 46% a média dos entrevistados que têm percepções positivas da influência do Brasil no mundo.

Já a percepção negativa sobre o país aumentou de 18% para 21% entre 2012 e 2013. O levantamento foi feito ao todo com 26,3 mil pessoas em 25 países.

Os países mais bem vistos pelos entrevistados são Alemanha (59%), Canadá (55%) e Grã-Bretanha (55%). O Irã é apontado por 59% dos entrevistados como uma influência negativa. Apenas 15% disseram que o país tem uma influência positiva no mundo.

Brasileiros se veem com bons olhos 
A empresa responsável pela pesquisa, a GlobeScan, concluiu que a percepção do público piorou em relação à maioria dos países, o que poderia ser explicado pelo cenário econômico desfavorável.

A pesquisa revelou ainda que 77% dos brasileiros entrevistados acham que o país tem uma influência positiva no mundo, contra apenas 7% que a veem como negativa.

05 de junho de 2013
Fontes: BBC Brasil - Cresce percepção negativa sobre o Brasil no mundo, diz pesquisa  

Nenhum comentário:

Postar um comentário