"A verdade será sempre um escândalo". (In Adriano, M. Yourcenar)

"Quero imaginar sob que novos traços o despotismo poderia produzir-se no mundo... Depois de ter colhido em suas mãos poderosas cada indivíduo e de moldá-los a seu gosto, o soberno estende seus braços sobre toda a sociedade... Não quebra as vontades, mas as amolece, submete e dirige... Raramente força a agir, mas opõe-se sem cessar a que se aja; não destrói, impede que se nasça; não tiraniza, incomoda, oprime, extingue, abestalha e reduz enfim cada nação a não ser mais que um rebanho de animais tímidos, do qual o governo é o pastor. (...)
A imprensa é, por excelência, o instrumento democrático da liberdade."
Alexis de Tocqueville (1805-1859)



terça-feira, 16 de julho de 2013

EM ARTIGO NO 'NYT' LULA PEDE "RENOVAÇÃO" NO PT

Ex-presidente diz que partido "precisa recuperar a ligação diária com os movimentos sociais" após a onda de manifestações pelo Brasil

Lula durante a cerimônia de Instalação da Comissão Nacional da Verdade, no Palácio do Planalto
              O ex-presidente Lula disse que petistas precisam se renovar (Eraldo Peres/AP)          

O ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva disse em artigo publicado no jornal norte-americano The New York Times que o PT precisa passar por uma “renovação profunda” para lidar com o atual cenário de manifestações e insatisfação crescente da população.

"O PT precisa recuperar a ligação diária com os movimentos sociais e oferecer novas soluções para novos problemas", disse Lula, em texto sobre a onda de manifestações que sacudiu o país no mês de junho.

Leia também: O que há por trás do contrato de Lula com "The New York Times"

Lula usou o espaço para repetir os argumentos repisados por petistas de que as manifestações no Brasil são resultado do sucesso econômico e social do país na última década. Segundo o ex-presidente, jovens de famílias pobres que conseguiram entrar em universidades, comprar carro e viajar de avião agora querem melhores serviços públicos. "As demonstrações são resultado dos sucessos econômico, político e social do país", avalia o ex-presidente.

No artigo, Lula ainda defendeu a existência dos partidos políticos, cuja presença foi rechaçada nas manifestações pelo país. "A história mostra que quando os partidos são silenciados e as soluções são buscadas à força, os resultados são desastrosos, como guerras, ditaduras e perseguições de minorias", disse Lula. "Sem partidos não pode existir uma democracia verdadeira." 

Este é o segundo artigo que Lula escreve para o NYT. O primeiro foi no começo de maio, logo após a morte do presidente da Venezuela, Hugo Chávez, no qual Lula falava do cenário para a América Latina pós-falecimento do líder venezuelano.

16 de julho de 2013
Veja
(Com Estadão Conteúdo)

NOTA AO PÉ DO TEXTO

Mais um erro do grande 'estadista'. Motivos de sobra foram berrados nas ruas, somente não ouviu quem já morreu. Os problemas são abundantes, dá para escolher um para cada semana do ano. E vai faltar semana no final! A grande questão que o 'estadista' ainda não conseguiu enxergar, é que o seu partido - hoje realmente partido - não consegue encontrar soluções para o desastre que cometeu ao longo desses dez anos de desgoverno, Acredito que a razão esteja ali, no fato de ainda não ter conseguido ver o problema...
Não é  tão simples assim. Então basta pedir 'renovação' e pronto! Tudo resolvido!
Vai renovar o quê? Todo o quadro do PT? Ou -  e não seria o caso, já que há programa de governo a ser renovado - inovar uma nova sigla (já sugerida, por sinal: PTX)?
Não sei o que o 'estadista' pretende renovar num partido, cuja única bandeira foi ser contra tudo e contra todos, além de iludir o país com a bandeirola da 'ética'.
Quem sabe se melhor renovação não seria a extinção? E no caso não seria renovação, mas a melhor decisão. Além de rimar, resolveria praticamente o problema do Brasil.
m.americo

Nenhum comentário:

Postar um comentário