"A verdade será sempre um escândalo". (In Adriano, M. Yourcenar)

"Quero imaginar sob que novos traços o despotismo poderia produzir-se no mundo... Depois de ter colhido em suas mãos poderosas cada indivíduo e de moldá-los a seu gosto, o soberno estende seus braços sobre toda a sociedade... Não quebra as vontades, mas as amolece, submete e dirige... Raramente força a agir, mas opõe-se sem cessar a que se aja; não destrói, impede que se nasça; não tiraniza, incomoda, oprime, extingue, abestalha e reduz enfim cada nação a não ser mais que um rebanho de animais tímidos, do qual o governo é o pastor. (...)
A imprensa é, por excelência, o instrumento democrático da liberdade."
Alexis de Tocqueville (1805-1859)



quinta-feira, 15 de setembro de 2011

DIÁLOGOS DE SURDOS

Há quem acredite que a presidente Dilma Roussef (2011-?) não irá enganar durante tanto tempo quanto o antecessor Dom Luiz Inácio (2003-2011). Num país onde a atividade política se vê mais e mais dominada por analfabetos e salafrários (diria melhor: safardanas), o que se considerava absurdo caiu no convencional.

Mas eis que a moça que conduz o programa Fantástico da Rede Globo, Patrícia Poeta, foi até o Palácio do Planalto e, mesmo sem demonstrar muita informação a respeito de nada, entrevistou a presidente naquilo que se traduziu em resultado dos mais vazios e vergonhosos de que se tem notícia.

Em 2001, quando assumiu a Prefeitura do Recife, o ex-serralheiro, fresador e caldereiro João Paulo Lima e Silva colocou a então primeira-dama, como de praxe, à frente da organização e representação de tradicional festa carnavalesca, o Baile Municipal. Tratava-se da 37ª edição do evento, reunindo a fina flor daquela sociedade.

O Baile tem parte de sua renda destinada a obras sociais: ajudando hospitais que tratam de câncer em crianças, a centros comunitários e a associações voltadas a atividades de assistência social. De maneira que os recursos arrecadados, pelo menos em termos parciais, alcançam objetivo plausível.

Resolveram então perguntar a primeira-dama, em Recife, como estava a arrecadação de recursos financeiros naquele ano e se dentro de expectativa existente. Ela respondeu que estava com a impressão de que “o apurado naquele ano ia ser bom”. Que, por enquanto, “não tinha nada que reclamar”.

Mutatis mutandis, não foi diferente a reação da presidente Dilma ao comentar a distância de apenas quatro minutos no trajeto entre o Palácio da Alvorada e o do Planalto, onde despacha: “-É bom morar perto do serviço”.

Ou quando utilizou inexistente vocábulo: “complementariedade”, querendo talvez expressar “complementaridade”, ao divagar de forma confusa a respeito de como acredita que os homens são:

“-Os homens têm capacidade de síntese, dão uma contribuição no sentido de ser mais, é, eu diria assim, objetivos no detalhe, eles sintetizam uma questão, a mulher analisa. Então, essa complementariedade (sic) é muito importante. Mulher é capaz, que senão não educava filho”. No blog do Augusto Nunes há um primor de dissecação.

Nesse diálogo, mais apropriado para interior de bodega em zona rural ou para centro de internamento psiquiátrico, revela-se despreparo monumental da presidente: mostrando-se incapaz de articular palavras e que jamais completa um só raciocínio seja qual for. A entrevista está toda no youtube e quem quiser pode conferir. Um desastre!

Mas o que se deve esperar de um país que já teve como ministro da Educação o falecido Paulo Renato (flagrado enviando artigo de sua autoria, que deveria publicar na Folha de S. Paulo, para submeter à aprovação de um banqueiro) e que agora tem Fernando Haddad no comando da importante pasta?

O Haddad é figura que Dom Luiz Inácio (PT-SP) quer empurrar goela adentro do povo de São Paulo como prefeito da Capital, depois de ter empurrado no Brasil a própria Dilma Roussef. Tais personagens refletem exatamente o país de hoje, com livros do MEC que respaldam o analfabetismo e cotas raciais nas universidades.

O país melhorou porque inventaram a internet no mundo. E apesar do deputado federal Eduardo Azeredo (PSDB), tentar convencer seus colegas a votarem projeto que limita muita informação na rede, nós ainda tomamos conhecimento do que acontece e descobrimos camarilha que se encontra à frente de nosso rumo administrativo. O Brasil é um país triste e sem saída sob o jugo dessa gente.

Márcio Accioly é Jornalista.

Nenhum comentário:

Postar um comentário