"A verdade será sempre um escândalo". (In Adriano, M. Yourcenar)

"Quero imaginar sob que novos traços o despotismo poderia produzir-se no mundo... Depois de ter colhido em suas mãos poderosas cada indivíduo e de moldá-los a seu gosto, o soberno estende seus braços sobre toda a sociedade... Não quebra as vontades, mas as amolece, submete e dirige... Raramente força a agir, mas opõe-se sem cessar a que se aja; não destrói, impede que se nasça; não tiraniza, incomoda, oprime, extingue, abestalha e reduz enfim cada nação a não ser mais que um rebanho de animais tímidos, do qual o governo é o pastor. (...)
A imprensa é, por excelência, o instrumento democrático da liberdade."
Alexis de Tocqueville (1805-1859)



segunda-feira, 12 de dezembro de 2011

QUEREM RETALHAR O BRASIL

Como ficaria o Brasil


O plebiscito sobre a divisão do Pará acabou dando em nada, ainda bem. Mas se a moda pega, vai ter plebiscito até não poder mais aqui no Bananistão. Vejam as propostas que rolam pelo Congresso:

A divisão do atual estado do Rio de Janeiro, através da reemancipação da Guanabara que foi absorvida por aquele estado em março de 1975;

Estado do Planalto Central, formado com partes de Goiás, Minas Gerais e Distrito Federal;

Estado do Juruá, desmembrado do Amazonas, abrangendo as cidades amazonenses nos limites com o Acre, que já teria Eirunepé como capital.

Estado de Solimões, desmembrado do Amazonas, abrangendo as áreas fronteiriças ao Peru e Colômbia e a capital seria Tabatinga.

Estado do Rio São Francisco, a parte da Bahia a oeste do rio homônimo (já rejeitado na CCJ da Câmara;

Estado do Araguaia, a ser desmembrado do nordeste do Mato Grosso;

Estado do Mato Grosso do Norte, a partir do noroeste do Mato Grosso, fronteiriço ao Amazonas e a Rondônia;

Estado de São Paulo do Oeste, que já nasceria com Ribeirão Preto como capital;

Estado de São Paulo do Sul, que incluiria 54 municípios da região sul do estado de São Paulo, na zona mais pobre do estado. Registro seria a capital;

Estado de Minas do Norte, região do Vale do Jequitinhonha gerado dentro dos atuais limites de Minas Gerais;

Estado do Iguaçu, no oeste dos estados do Paraná e Santa Catarina. Seu território seria o mesmo do extinto Território do Iguaçu, criado em 1943 pelo então Presidente Getúlio Vargas e extinto em 1946;

Estado do Pampa, na parte sul do Rio Grande do Sul;

Além dos Territórios Federais de Marajó, no Pará; Alto Rio Negro, que é antiga região conhecida como Cabeça do Cachorro, no noroeste do Amazonas; e Oiapoque, no Amapá.

Por Ricardo Froes

NOTA AO PÉ DO TEXTO

Não deixa de ser engenhoso o plano dessa camarilha. Transformar o Brasil num verdadeiro 'puzzle' geográfico.
Quanto custaria isso? Quantos vereadores, deputados estaduais, federais, senadores, governadores, tribunais, Câmaras,toda espécie de prédios públicos,para não falar nos apaniguados e apadrinhados que se locupletariam nos desvãos da burocracia, com salários bem acima do mercado.
E o burro de carga do contribuinte? Será que aceitaria mais esse desmando?
Quem sobreviver, verá...
m.americo

Nenhum comentário:

Postar um comentário