"A verdade será sempre um escândalo". (In Adriano, M. Yourcenar)

"Quero imaginar sob que novos traços o despotismo poderia produzir-se no mundo... Depois de ter colhido em suas mãos poderosas cada indivíduo e de moldá-los a seu gosto, o soberno estende seus braços sobre toda a sociedade... Não quebra as vontades, mas as amolece, submete e dirige... Raramente força a agir, mas opõe-se sem cessar a que se aja; não destrói, impede que se nasça; não tiraniza, incomoda, oprime, extingue, abestalha e reduz enfim cada nação a não ser mais que um rebanho de animais tímidos, do qual o governo é o pastor. (...)
A imprensa é, por excelência, o instrumento democrático da liberdade."
Alexis de Tocqueville (1805-1859)



segunda-feira, 12 de dezembro de 2011

Ô DA FAXINA! CADÊ A VERGONHA NA CARA?

Do Augusto Nunes:
“Ela só me perguntou:
‘Como é que você tá? Tá firme?’. Eu falei: ‘Tô. Tô sofrendo, mas estou bem’. E ela: ‘Então, tá. O importante é você ficar bem’.

E não fez mais comentários sobre nada, porque não cabe. Não tem nada a ver com o governo. Não tem nada, absolutamente nada a ver com o governo federal e com esse ministério. Esse é que é o maior espanto”.


Fernando Pimentel, ministro do Desenvolvimento, Indústria e Comercio Exterior, ao relatar a conversa com a presidente, explicando que as evidências de que um ministro do governo Dilma Rousseff andou ganhando dinheiro como traficante de influência não tem nada a ver com o governo Dilma Rousseff.


Não precisa dar muito trabalho à memória para lembrar que quando Itamar Franco era o Presidente, o então chefe da Casa Civil, Henrique Hargreaves, acusado de irregularidades no cargo, foi a Itamar e disse:

“Eu vou sair porque não posso comprometer o seu governo.”

O Presidente Itamar até lhe disse: “Mas não tem nada...”

E Hargreaves: “Não, mas eu vou, amanhã, depor na CPI e não quero depor como chefe da Casa Civil”, e deixou o posto enquanto duraram as investigações sobre denúncias levantadas contra ele. Inocentado, voltou ao cargo.


Já que Pimentel não tem a vergonha na cara e a decência de Hargreaves – nenhum dos demitidos têm –, cadê a mulher da faxina que não faz nada?
Vai ficar nessa de “o importante é você ficar bem” e o Brasil que se dane e que se vire com mais um corrupto escancarado a roubar nas nossas fuças?
Por Ricardo Froes

NOTA AO PÉ DO TEXTO

Esse diálogo, tão informal e afetivo, parece conversa de comadre que se restabelece de uma gripe. A dignidade dos cargos em questão, a cara dos 'dialogantes' diante da nação e nada, é a mesma coisa... Aliás falar em dignidade a essa altura dos acontecimentos, quando já está para se completar um ano e seis expurgos de governo, não fica nem bem... É coisa de idiota.

Nenhum comentário:

Postar um comentário