"A verdade será sempre um escândalo". (In Adriano, M. Yourcenar)

"Quero imaginar sob que novos traços o despotismo poderia produzir-se no mundo... Depois de ter colhido em suas mãos poderosas cada indivíduo e de moldá-los a seu gosto, o soberno estende seus braços sobre toda a sociedade... Não quebra as vontades, mas as amolece, submete e dirige... Raramente força a agir, mas opõe-se sem cessar a que se aja; não destrói, impede que se nasça; não tiraniza, incomoda, oprime, extingue, abestalha e reduz enfim cada nação a não ser mais que um rebanho de animais tímidos, do qual o governo é o pastor. (...)
A imprensa é, por excelência, o instrumento democrático da liberdade."
Alexis de Tocqueville (1805-1859)



segunda-feira, 12 de dezembro de 2011

CRESCE DESIGUALDADE DE RENDA EM PAÍSES RICOS

Segundo relatório, uma das razões para o aumento da desigualdade é o maior número de pessoas no mercado de trabalho.

A diferença entre ricos e pobres cresceu ainda mais em países ricos nas últimas três décadas. Um novo relatório elaborado pela Organização para a Cooperação e o Desenvolvimento Econômico (OCDE) tem toneladas de dados sobre este fenômeno e vale a pena dar uma olhada nele.

O coeficiente de Gini, que mede a desigualdade na qual zero corresponde a todos que tenham a mesma renda e um significa que a pessoa mais rica tem toda a renda, aumentou mais de 10%, de 0.29 em 1985 para 0.32 em 2008 para pessoas em idade de trabalho nos países da OCDE. Essa tendência é causada pelos ganhos: o pagamento dos 10% dos empregados mais ricos cresceu em uma taxa muito maior do que o dos 10% mais pobres.
Dentro das faixas superiores, o 1% dos mais abastados reteu os maiores ganhos. A tecnologia beneficiou desproporcionalmente os trabalhadores que ganham mais, os quais também passam muito mais tempo no trabalho do que os que ganham menos.

Quem ganha muito casa com quem ganha muito. E os governos estão fazendo menos para redistribuir a riqueza do que fizeram no passado. Até agora, tudo bem conhecido.
Mas o relatório também argumenta que a globalização não é uma causa significante da desigualdade, e que uma das muitas razões para o aumento na desigualdade de renda é que mais pessoas estão trabalhando hoje (ou pelo menos eles estavam antes que a crise financeira começasse) em comparação com os anos 70.


The Economist
12/12/2011

Nenhum comentário:

Postar um comentário