"A verdade será sempre um escândalo". (In Adriano, M. Yourcenar)

"Quero imaginar sob que novos traços o despotismo poderia produzir-se no mundo... Depois de ter colhido em suas mãos poderosas cada indivíduo e de moldá-los a seu gosto, o soberno estende seus braços sobre toda a sociedade... Não quebra as vontades, mas as amolece, submete e dirige... Raramente força a agir, mas opõe-se sem cessar a que se aja; não destrói, impede que se nasça; não tiraniza, incomoda, oprime, extingue, abestalha e reduz enfim cada nação a não ser mais que um rebanho de animais tímidos, do qual o governo é o pastor. (...)
A imprensa é, por excelência, o instrumento democrático da liberdade."
Alexis de Tocqueville (1805-1859)



quarta-feira, 8 de fevereiro de 2012

DIÁRIO DA DILMA: MALANDRO É O SACI ANDANDO DE PATINETE

1° DE JANEIRO ─ Ressaquinha leve. Acho que foi o Old Eight que o Lugo me deu. Armei um convescote aqui na base da Marinha para celebrar o fim de 2011, que graças a Deus acabou. O Bezerra, inconveniente como dor de dente, me trouxe toda a parentela. Pelo menos dois cunhados pareciam não comer desde a seca de 1948. Tive que pedir pro Almirante Julio correr atrás de mais lentilha.

Mamãe trouxe um chá de capim-limão com Engov e me perguntou se eu lembrava que cantei Ai Se Eu Te Pego para o Lobão. Como se não bastasse, parece que passei boa parte da noite chamando o Chalita de Crô. Não tinha amnésia alcoólica desde a festa da posse. Ai, que vergonha.

2 DE JANEIRO
─ Quem diria que a subversiva aqui ia passar férias numa base militar, hein? O bom é que cheguei impondo respeito. Exigi dois bonitões para preparar sucos tropicais e massagear meu joanete. Já me dizia o FHC: nada supera o prazer de indicar funcionários com perfil técnico para a função. “Livre / nasci como a brisa / que as praias alisa, / encrespa as ondas do mar. / Livre, de braços abertos, / os olhos desertos / do que faz a gente chorar…” Desde que cheguei aqui na Bahia essa música do Agnaldo Rayol não me sai da cabeça. Adoro! Agora, vou pedir uma caipirinha com água de coco e ficar jiboiando embaixo do guarda-sol até a hora do almoço.

3 DE JANEIRO ─ Tô assim meio passional por dentro. Começo de ano é fogo. O Haddad já avisou que vai embora. Foi o Lula que me empurrou, mas sabe que me afeiçoei? Sempre encontrava um jeito de ele sair a meu lado nas fotos. Duvido que o outro não ficava com ciúme.

De tarde fiquei na banheira até acabar o LP da Nora Ney. “Risque / Meu nome do seu caderno / Pois não suporto o inferno / Do nosso amor fracassado.” Um bálsamo.

4 DE JANEIRO ─ Liguei pro Jaques Wagner, com aquela cara de gato de hotel, e mandei ele me arrumar uns dois abadás. Vou sair na surdina, dar um perdido no pessoal e me esbaldar uns dois dias no Carnaval. Não posso ir pro Rio por causa daquela chatura do Sérgio Cabral e do Eduardo Paes. E provavelmente vai ter chuva na serra… quero evitar problema!

Ai se eu te pego, se eu te pego, se eu te pego, delícia, delícia, delícia!!!!! Fiquei mais inspirada ainda pensando nele depois que ouvi o Michel Teló. Tão bom cantor com esse nome! Ensaiei a dancinha em frente ao espelho. É uma graça aquela parte em que a gente se abana, fofo, fofo… Estava no maior embalo quando minha tia apareceu na porta do quarto. Xô, encosto!!!!!!!

Liguei para Brasília. Tá todo mundo lá. Menos a Gleisi, que tá no Paraná. Mandei buscá-la a fórceps. Malandro é o saci andando de patinete.

5 DE JANEIRO
─ Gleisi veio alegre e faceira me contar os macetes para ficar com os braços durinhos como os da Cristiane Torloni. Parece que tem um aparelhinho de infravermelho chamado Titan que estimula a produção de colágeno. Já mandei o Mercadante importar pelo Ministério da Ciência e Tecnologia.

6 DE JANEIRO
─ Chico estreou ontem no Rio. Me segurei para não aparecer de surpresa. Se tivesse coragem, tingia o cabelo de cor de abóbora. Ai, meu guri.

Lembrete: a irmã não me mandou convite. Se eu fosse ela, começava a consultar os classificados.

7 DE JANEIRO ─ Devo dizer que o Kamura me deu um bloqueador solar para o cabelo que é um espetáculo! Detesto aquele cabelo espigado que a gente fica depois da piscina. Na Bahia, usei bloqueador 15 para a pele. Precisava dar uma cor nesse bração.

8 DE JANEIRO ─ Passei o domingo vendo Mulheres Ricas. Para entrar no clima, comprei um potão de Häagen-Dazs sabor Cappuccino Caramel Truffle e uma Sidra Cereser. Aquela loirinha me lembrou a Marta Suplicy.

Nota: aumentar taxas para importação de botox. Esse uso indiscriminado não pode fazer bem.

9 DE JANEIRO ─ Apostei com a Helena Chagas quanto tempo vai levar para algum jornal dar a manchete “O Haiti é aqui”. Ela fincou o pé em uma semana. Foi otimista. Vai perder.

O Merval Pereira está ficando com o bigode branco. Será que ele pinta o cabelo?

10 DE JANEIRO ─ Preparei meu Campari, mandei cortar umas fatias de parmesão, pus aquele short delicioso de plush, uma camiseta bem velhinha, e estou pronta pra ver o BBB 12. Pena que a Ideli esteja viajando, a gente comenta tudo! Ela me pediu para gravar enquanto estiver fora. Mas prometeu que vai assistir só depois do expediente.

12 DE JANEIRO
─ Pisei em São Paulo e logo lembrei das Mulheres Ricas. Fiquei muito mexida e pensei em retomar a luta armada. Fui contida pelo João Santana, que sempre aparece nessas horas.

Helena Chagas perdeu a aposta.

14 DE JANEIRO ─ Que bafo! Mandei a Abin conseguir a fita daquela noite da festa do Big Brother. Quero ver se houve o que estão dizendo. Mas aquela moça, sinceramente! A Iriny Lopes deve estar subindo pelas tamancas. Francamente, depois que o Pedro Bial desistiu de ser jornalista parece que vale tudo. Agora, que não me ouçam as companheiras feministas, mas essa moça devia beber com mais moderação.

16 DE JANEIRO ─ Ah, meu Deus, lá vem esse pessoal me mandar censurar o BBB. Que mau humor!

17 DE JANEIRO ─ Temer é só sorrisos e abraços. Sempre esfregando a palma de uma mão nas costas da outra. Essa reforma ministerial vai dar trabalho.

19 DE JANEIRO ─ Não estou entendendo essa história da Luiza que está no Canadá. Quem é? Já falei que ia nomear a Luiza Trajano, mas, calma, ainda não deu! Deve ser coisa do PMDB. Tive que demitir até gente por causa dessa Luiza. Nem sei bem por quê… Ou será alguma coisa com a Brunet? Tadinha, se foi estou com dó. Preciso falar com o Gilbertinho, que sabe sempre de todas as fofocas. Se for coisa do Temer…

20 DE JANEIRO ─ Estava zapeando a internet quanto dei com a foto do presidente eleito da Bulgária. Muito catita, o moço, parece com esse deputado Molon que o ptvive empurrando nas fotos para melhorar a estética do partido. Rosen Plevneliev, será que é parente? Tinha um ferramenteiro lá em Stara Zagora que se chamava Plevnoliov, tio de mamãe. Dançava polca como ninguém. Da vice eu não gostei: com aqueles cílios é sirigaita clássica. Não sei se o Patriota combinou de ir à posse. Se for, mandarei um bilhete para a esposa do Rosen: olho aberto, que a moça não é boa bisca.

Lembrete: incluir na nova Lei de Imprensa um artigo obrigando os veículos a cobrirem mais a Bulgária. Não posso depender da internet, e do Itamaraty não espero mais nada. Desde Celso & Marco Aurélio que eles só se interessam pelo Chávez.

21 DE JANEIRO ─ Sabe que eu acho esse cara da Fifa que vem me atormentar a vida, esse tal de Volker, um morcegão? Coisa fina! Infelizmente não posso deixar aflorar minha porção mulher… é preciso ser firme, do contrário eles conseguem emplacar entrada dupla para gestantes.

22 DE JANEIRO ─ De novo? Ai minha santa periquita do bigode loiro! Esse Bezerra integrou a família inteira dele e dos vizinhos na mamata, isso sim… Avisei que é bom ele escolher melhor as companhias. Passarinho que dorme com morcego acorda de cabeça para baixo.

24 DE JANEIRO
─ O Lula adora um chapéu. Pediu para vir à posse do Mercadante com um boné do MST, mas achei melhor vetar para deixar claro que tenho autonomia. Agora já não tenho certeza se fiz bem. O que é aquele chapéu? Que loucura, como diria aquela moça rica.

26 DE JANEIRO ─ “Esse tempo tem feito muito bem à sua compleição, presidenta”, me disse hoje o Lobão. Senti assim uma coisa. “Hoje eu quero a rosa mais linda que houver / E a primeira estrela que vier para enfeitar a noite do meu bem / Hoje eu quero paz de criança dormindo / E o abandono de flores se abrindo / Para enfeitar a noite do meu bem.”

28 DE JANEIRO ─Vamos aumentar a turma da tranca com a Gracinha da Petrobras. É bom porque tem sempre uma viajando e, às vezes, a gente acaba não formando as duplas. A Gracinha é um ás na tranca! Vou ter que dar um toque para ela cortar o cabelo. Depois de uma certa idade não fica bem aquele cabelo comprido.

08/02/2012
PUBLICADO NA EDIÇÃO DE FEVEREIRO DA REVISTA PIAUÍ

Nenhum comentário:

Postar um comentário