"A verdade será sempre um escândalo". (In Adriano, M. Yourcenar)

"Quero imaginar sob que novos traços o despotismo poderia produzir-se no mundo... Depois de ter colhido em suas mãos poderosas cada indivíduo e de moldá-los a seu gosto, o soberno estende seus braços sobre toda a sociedade... Não quebra as vontades, mas as amolece, submete e dirige... Raramente força a agir, mas opõe-se sem cessar a que se aja; não destrói, impede que se nasça; não tiraniza, incomoda, oprime, extingue, abestalha e reduz enfim cada nação a não ser mais que um rebanho de animais tímidos, do qual o governo é o pastor. (...)
A imprensa é, por excelência, o instrumento democrático da liberdade."
Alexis de Tocqueville (1805-1859)



sexta-feira, 17 de fevereiro de 2012

O ABJETO DA SEMANA

Está lançada, qual obra do PAC, a pedra fundamental do quadro ABJETO DA SEMANA.

Um espaço que destaca os mais ridículos e deploráveis personagens da vida brasileira, semana por semana. Seus feitos e malfeitos serão compilados para a triunfal edição mensal do ABJETO DO MÊS.

Depois, mês a mês, os malfeitores terão colocados os seus malfeitos, para que seja eleito o detentor do troféu ABJETO DO ANO.

O conceito principal para a eleição de cada um desses fichas-sujas com cara de fichas-limpas é rápido e rasteiro: Assim como são as pessoas, são as criaturas; assim como são coisas, são os abjetos. Todo abjeto, independente de qualquer de todos os sexos, é uma coisa.

Como é criado à imagem e semelhança das obras sempre inacabadas do PAC, é bem possível que este projeto também não saia do papel.

RODAPÉ - O conceito básico que norteia a criação do ABJETO DA SEMANA e suas extensões mensais e anual, é inspirado na filosofia do Gordo Renato, mano do editor-geral deste Sanatório que, pelo tremendo fastio por essa sociedade de falsos poetas, se foi mais cedo do que todos queriam e esperavam.

FICHA PERNICIOSA
Tem um bando de ficha-limpa que é o mais pernicioso de todos os malfeitores políticos. O ficha-limpa mais comum na política desse Brasil da Silva não deixa pistas dos seus malfeitos.

FICHA-ESPERTEZA
Nem de longe são aqueles que não conseguem ocultar seu caráter de ficha-suja os que formam a identidade dessa pobre geração brasileira. Quem governa, manda e comanda um povo é aquele que é ficha-limpa porque não se deixa flagrar caindo em tentação.

17 de fevereiro de 2012
sanatório da notícia

Nenhum comentário:

Postar um comentário