"A verdade será sempre um escândalo". (In Adriano, M. Yourcenar)

"Quero imaginar sob que novos traços o despotismo poderia produzir-se no mundo... Depois de ter colhido em suas mãos poderosas cada indivíduo e de moldá-los a seu gosto, o soberno estende seus braços sobre toda a sociedade... Não quebra as vontades, mas as amolece, submete e dirige... Raramente força a agir, mas opõe-se sem cessar a que se aja; não destrói, impede que se nasça; não tiraniza, incomoda, oprime, extingue, abestalha e reduz enfim cada nação a não ser mais que um rebanho de animais tímidos, do qual o governo é o pastor. (...)
A imprensa é, por excelência, o instrumento democrático da liberdade."
Alexis de Tocqueville (1805-1859)



quarta-feira, 21 de março de 2012

NA CHINA, ADVOGADOS TERÃO QUE JURAR LEALDADE AO PARTIDO COMUNISTA

Os advogados chineses foram alertados nesta quarta-feira que pela primeira vez na história do país, terão que jurar lealdade ao Partido Comunista.

O Ministério da Justiça chinês anunciou que todos os advogados que quiserem obter ou renovar suas licenças profissionais terão que jurar lealdade ao país e ao partido.

O governo acrescentou que o objetivo da nova prática é elevar os padrões morais, profissionais e políticos dos advogados.

A nova instrução foi recebida com preocupação e indignação por advogados de direitos humanos de destaque no país.

Nos últimos anos, as autoridades chinesas aumentaram a pressão sobre advogados que aceitam casos de sensibilidade política, ou usam o sistema jurídico para pressionar por maiores liberdades civis.


21 de março de 2012
BBC

Nenhum comentário:

Postar um comentário