"A verdade será sempre um escândalo". (In Adriano, M. Yourcenar)

"Quero imaginar sob que novos traços o despotismo poderia produzir-se no mundo... Depois de ter colhido em suas mãos poderosas cada indivíduo e de moldá-los a seu gosto, o soberno estende seus braços sobre toda a sociedade... Não quebra as vontades, mas as amolece, submete e dirige... Raramente força a agir, mas opõe-se sem cessar a que se aja; não destrói, impede que se nasça; não tiraniza, incomoda, oprime, extingue, abestalha e reduz enfim cada nação a não ser mais que um rebanho de animais tímidos, do qual o governo é o pastor. (...)
A imprensa é, por excelência, o instrumento democrático da liberdade."
Alexis de Tocqueville (1805-1859)



quarta-feira, 9 de maio de 2012

INFLAÇÃO OFICIAL ACELERA: IPCA TRIPLICA PARA 0,64 NO MÊS, MAIOR TAXA DESDE ABRIL DE 2011

A inflação oficial, medida pelo Índice Nacional de Preços ao Consumidor (IPCA), acelerou um pouco mais do que o previsto em abril, com alta de 0,64% no mês, segundo dados divulgados nesta quarta-feira pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).
A taxa triplicou em relação ao avanço de 0,21% registrado em março. Foi o maior índice mensal desde abril de 2011 (0,77%).

Desse jeito, o IPCA acumulado no ano chegou a 1,87%, ainda abaixo da taxa de 3,23% do mesmo período de 2011. Mesmo o índice acumulado nos últimos 12 meses até abril desacelerou, para 5,10%, depois de marcar 5,24% em março.

Economistas esperavam, na mediana das previsões coletadas pelo Banco Central, um avanço de 0,58% em abril, segundo o último boletim Focus divulgado na segunda-feira passada. Para maio, a expectativa é que o IPCA desacelere a 0,47%


O GLOBO
09 de maio de 2012

Nenhum comentário:

Postar um comentário