"A verdade será sempre um escândalo". (In Adriano, M. Yourcenar)

"Quero imaginar sob que novos traços o despotismo poderia produzir-se no mundo... Depois de ter colhido em suas mãos poderosas cada indivíduo e de moldá-los a seu gosto, o soberno estende seus braços sobre toda a sociedade... Não quebra as vontades, mas as amolece, submete e dirige... Raramente força a agir, mas opõe-se sem cessar a que se aja; não destrói, impede que se nasça; não tiraniza, incomoda, oprime, extingue, abestalha e reduz enfim cada nação a não ser mais que um rebanho de animais tímidos, do qual o governo é o pastor. (...)
A imprensa é, por excelência, o instrumento democrático da liberdade."
Alexis de Tocqueville (1805-1859)



domingo, 22 de julho de 2012

FUNDAMENTALISMO ATEU!


"O termo "fundamentalismo" foi originalmente designado por seus defensores para descrever uma lista específica de credos teológicos que se desenvolveu em um movimento na comunidade protestante dos Estados Unidos na primeira parte do século XX, e teve sua raiz na Controvérsia Fundamentalista-Modernista dessa época." (wikipedia).

 Basicamente o fundamentalismo, definido no documento Christian Fundamentals, prega a obediência estrita e a crença cega nas palavras da bíblia(rgh): deus fez o mundo em 7 dias, Adão e Eva forma os primeiros seres humanos e por aí vai a babaquice. Chegou-se ao cúmulo de haver "cientistas" que se intitulam criacionistas que tentam a toda força convencer os incautos que nada é como é descrito pela ciência tradicional.

Engraçado mesmo é ver como essa ideia, surgida da tacanha posição cristã com relação às descobertas da modernidade, principalmente a teoria da evolução, depois adotada por muçulmanos, seja hoje abraçada sem pudor por grupos ateus, supostamente mais esclarecidos e informados. Quando vejo idiotas como o Richard Dawkins, por exemplo, se esmerando pra denegrir qualquer posição religiosa (sem ser necessariamente fundamental) ou agnóstica; não consigo deixar escapar o sentimento de que ele, ateu 'esclarecido' e livre de mistificações, adota a mesma rigidez intelectual que congela os religiosos fundamentalistas e faz de si um ridículo sujeito sem a menor consciência de si ou do universo.

Dá pra entender um pouco o fundamentalismo ateu como uma forma de compensação pelos séculos de perseguição aos que se recusam a acreditar em deuses, ou poderes superiores dotados de consciência. O que não dá pra entender é que os perseguidos de outrora queiram se tornar nos perseguidores de hoje. É algo parecido com a atitude sionista de perseguir e torturar Palestinos, da mesma forma que os judeus foram massacrados pelos nazistas. Vejo como risíveis as manifestações de grupos ateus, que aliás hoje se organizam e começam a funcionar quase como grupos religiosos. Instigando sismas na sociedade e tentando de toda forma atingir a crença alheia.

Temos que nos lembrar que tanto as religiões quanto a negação destas pelo ateísmo, são crenças, longe de certezas. Acreditar em algo superior, ou não acreditar em nada são sistemas de crendices onde nada pode ser comprovado.
22 de julho de 2012

Nenhum comentário:

Postar um comentário