"A verdade será sempre um escândalo". (In Adriano, M. Yourcenar)

"Quero imaginar sob que novos traços o despotismo poderia produzir-se no mundo... Depois de ter colhido em suas mãos poderosas cada indivíduo e de moldá-los a seu gosto, o soberno estende seus braços sobre toda a sociedade... Não quebra as vontades, mas as amolece, submete e dirige... Raramente força a agir, mas opõe-se sem cessar a que se aja; não destrói, impede que se nasça; não tiraniza, incomoda, oprime, extingue, abestalha e reduz enfim cada nação a não ser mais que um rebanho de animais tímidos, do qual o governo é o pastor. (...)
A imprensa é, por excelência, o instrumento democrático da liberdade."
Alexis de Tocqueville (1805-1859)



domingo, 22 de julho de 2012

HISTÓRIAS DO JORNALISTA SEBASTIÃO NERY

DERRUBANDO PARA CIMA

Oscar Stevenson, advogado e professor, amigo de Ademar, foi indicado em 51 para a presidência do IAPTEC. Getúlio, aliado de Ademar na campanha (Café Filho foi vice-presidente pelo PSP na aliança PTB-PSP), nomeou.

O professor Stevenson não era do ramo. Chegou lá entrava em conflitos diários com o governo, vivia falando mal do Palácio. E resmungava:

- Não tenho nada com isso. Não tenho nada com o Catete. Estou aqui por indicação do dr. Ademar. Só dou satisfação a ele.

O P TB começou a pressionar para derrubá-lo. Roberto Alves, secretário de Getúlio, advertia:
- Presidente, precisamos tirar esse homem. É contra o senhor. Só atende ao Ademar.
- Deixa comigo. Ele é muito amigo do Ademar. Não posso fazer isso com o Ademar.

###

AMIGO DE ADEMAR

Um dia, Getúlio tira o professor Stevenson do IAPTEC e o põe como subchefe da Casa Civil. Roberto Alves não entendeu:
- Presidente, essa decisão foi do senhor ou foi o Ademar que pediu?
- Foi minha. O Ademar não me pediu nada.
- Não consigo compreender. E o PTB está irritadíssimo. O senhor pega um inimigo seu, declarando, que vive hostilizando o Palácio, e o promove?
- Meu filho, quando a gente não pode derrubar para baixo, derruba para cima.
###

CAINDO PARA BAIXO

Na Esplanada dos Ministérios, em Brasília, há muita gente com medo de ser derrubada para cima. Os ministros sabem que Dilma não tem coragem de demitir e passa meses fritando os ministros denunciados pela imprensa, até saírem.
Mas também sabem que o ministério pode ser reformulado após as eleições. O problema é que ministro não cai para cima. Só cai para baixo.

Sebastião Nery
22 de junho de 2012

Nenhum comentário:

Postar um comentário