"A verdade será sempre um escândalo". (In Adriano, M. Yourcenar)

"Quero imaginar sob que novos traços o despotismo poderia produzir-se no mundo... Depois de ter colhido em suas mãos poderosas cada indivíduo e de moldá-los a seu gosto, o soberno estende seus braços sobre toda a sociedade... Não quebra as vontades, mas as amolece, submete e dirige... Raramente força a agir, mas opõe-se sem cessar a que se aja; não destrói, impede que se nasça; não tiraniza, incomoda, oprime, extingue, abestalha e reduz enfim cada nação a não ser mais que um rebanho de animais tímidos, do qual o governo é o pastor. (...)
A imprensa é, por excelência, o instrumento democrático da liberdade."
Alexis de Tocqueville (1805-1859)



domingo, 22 de julho de 2012

O PODER DOS ULTRA-ORTODOXOS


article image

Número de israelenses ultra-ortodoxos nas forças armadas vem crescendo (Nahal Battalion 97)
Com sua coalizão se desfazendo, Binyamin Netanyahu está cada vez mais nas mãos da direita religiosa

O Kadima, partido centrista que tem a maioria dos assentos no parlamento de Israel, deixou o governo de coalizão de Binyamin Netanyahu apenas dez semanas após sua entrada. Isto torna muito menos provável que a legislação abrangente seja decretada para convocar homens haredi (ultra-ortodoxos) para o exército.

Os Haredim formam 13% dos jovens judeus em idade de alistamento, mas seus números estão aumentando drasticamente: elas representam mais de um quarto de todas as crianças judias em seu primeiro ano na escola primária. Essa é uma questão explosiva.

Sem o Kadima, a coalizão governista ainda tem 66 de 120 assentos parlamentares. Mas Netanyahu terá dificuldades para avançar com um orçamento de austeridade no outono, e pode se ver forçado a realizar eleições antecipadas. Ele esperava que seu governo durasse até o fim do mandato do Parlamento, que termina em outubro do próximo ano.

Sempre que a eleição é realizada, a esquiva dos haredim do alistamento militar – como os israelenses seculares o enxergam – deve surgir como tema de campanha. As leis atuais, que permitem que os haredim não sirvam o exército, desde que permaneçam em suas yeshivas (seminários religiosos), foram consideradas discriminatórias e, portanto, inconstitucionais pela Suprema Corte.

Eles irão sair de vigor em 31 de julho, e levaram, na prática, a um nível de desemprego entre os homens ultra-ortodoxos de mais de 60%, aumentando enormemente o fardo sobre os contribuintes israelenses. Isso gera um profundo ressentimento entre israelenses seculares e “ortodoxos modernos” , que têm de servir no exército por três anos, no caso dos homens, ou dois, no caso das mulheres.

O líder do Kadima, Shaul Mofaz, amargamente acusou o primeiro-ministro de se curvar aos dois partidos ortodoxos, o Shas e o Judaísmo Unido da Torá; ao invés de apoiar o projeto de lei uma comissão parlamentar concebido para forçar a maioria dos jovens haredim a se alistarem.

A comissão, chefiada por um membro do Kadima, propôs estritamente isenções limitadas para os melhores alunos do Talmud, o corpo antigo do judaísmo da lei e da tradição, nas yeshivas. O resto teria que se alistar no exército ou fazer o serviço civil aos 22 anos de idade.

O Yisrael Beitenu, outro parceiro da coalizão, assume uma linha ainda mais dura. Ele apresentou um projeto de lei, em 18 de julho, de recomendar o serviço nacional universal para todos os cidadãos, tanto árabes quanto judeus, com 18 anos de idade.

Netanyahu pretende apresentar seu próprio projeto para o gabinete, que prevê um gradual aumento do alistamento haredim, o que significaria que mais deles se juntariam ao serviço civil ou fariam serviço civil durante um período de anos. A princípio, os homens com idades de 26 anos ou mais teriam que se inscrever.

Na sociedade ultra-ortodoxa, a maioria dos homens nessa idade são casados e com filhos, o que significa que o exército lhes pagaria salários substanciais. O primeiro-ministro diz que está pronto para propor essa lei, e para atingir seus objetivos aos poucos ao invés de provocar um confronto de frente com os obstinados haredim.

Sua proposta, mesmo aprovada no gabinete, não deve conseguir a maioria no Parlamento. O Yisrael Beitenu, bem como o Shas e o Judaísmo Unido da Torá, devem se opor. Mas Netanyahu seria capaz de argumentar no tribunal que ele está tentando passar novas leis mais equitativas.

Ele também destacará que o exército está indo adiante com planos de criar mais unidades especiais para o número pequeno, mas crescente de haredim que já estão deixando as yeshivas e se alistando. Várias dessas unidades já existem, com alimentação extra-kosher e nenhuma mulher à vista.

 Esta inscrição voluntária reflete uma percepção entre alguns haredim de que a situação seja insustentável. Alguns rabinos ultra-ortodoxos estão silenciosamente incentivando os jovens a alistar-se e, em seguida, ir para o ensino superior ou a formação profissional.

22 de julho de 2012

Nenhum comentário:

Postar um comentário