"A verdade será sempre um escândalo". (In Adriano, M. Yourcenar)

"Quero imaginar sob que novos traços o despotismo poderia produzir-se no mundo... Depois de ter colhido em suas mãos poderosas cada indivíduo e de moldá-los a seu gosto, o soberno estende seus braços sobre toda a sociedade... Não quebra as vontades, mas as amolece, submete e dirige... Raramente força a agir, mas opõe-se sem cessar a que se aja; não destrói, impede que se nasça; não tiraniza, incomoda, oprime, extingue, abestalha e reduz enfim cada nação a não ser mais que um rebanho de animais tímidos, do qual o governo é o pastor. (...)
A imprensa é, por excelência, o instrumento democrático da liberdade."
Alexis de Tocqueville (1805-1859)



segunda-feira, 6 de agosto de 2012

FHC VÊ COMO CONVINCENTE ACUSAÇÃO AO MENSALÃO DE LULA E DIRCEU


O ex-presidente Fernando Henrique Cardoso durante um evento em São Paulo
Foto: Marcos Alves - 28/03/2012
O ex-presidente Fernando Henrique Cardoso durante um evento em São Paulo
Marcos Alves - 28/03/2012

O ex-presidente Fernando Henrique Cardoso classificou como convincente a sustentação feita pelo procurador-geral da República, Roberto Gurgel, no julgamento do mensalão. O posicionamento foi feito durante a 32ª Convenção Anual do Atacadista Distribuidor, que acontece nesta segunda-feira no Riocentro, Zona Oeste do Rio. Para FH, se há crime, como defende Gurgel, é preciso haver punição. O ex-presidente disse ainda que o momento é de consolidação das instituições brasileiras.






— Acho que tem mais do que indícios, mas essa é a minha opinião. Quero deixar claro que não tive acesso aos autos e também não sou advogado. Mas tenho confiança que os julgadores diante das denúncias agirão com serenidade e equilíbrio — disse o ex-presidente.

Fernando Henrique disse ainda que é importante “separar o joio do trigo”, numa referência clara a comparação do mensalão petista com o escândalo homônimo mineiro protagonizado pelo ex-governador de Minas Gerais e, hoje, deputado federal, Eduardo Azeredo (PSDB). O ex-presidente disse que em todo julgamento é comum que os réus tentem imputar culpa ou responsabilidades a outros como forma de defesa.

Mensalão: FH diz que acusação é convincente. Para o ex-presidente, no processo, “há mais do que indícios” que houve crime

06 de agosto de 2012
Sérgio Ramalho - O Globo

Nenhum comentário:

Postar um comentário