"A verdade será sempre um escândalo". (In Adriano, M. Yourcenar)

"Quero imaginar sob que novos traços o despotismo poderia produzir-se no mundo... Depois de ter colhido em suas mãos poderosas cada indivíduo e de moldá-los a seu gosto, o soberno estende seus braços sobre toda a sociedade... Não quebra as vontades, mas as amolece, submete e dirige... Raramente força a agir, mas opõe-se sem cessar a que se aja; não destrói, impede que se nasça; não tiraniza, incomoda, oprime, extingue, abestalha e reduz enfim cada nação a não ser mais que um rebanho de animais tímidos, do qual o governo é o pastor. (...)
A imprensa é, por excelência, o instrumento democrático da liberdade."
Alexis de Tocqueville (1805-1859)



sexta-feira, 24 de agosto de 2012

HISTÓRIAS DO JORNALISTA SEBASTIÃO NERY

A CIGANA, O MÉDICO E CONVERSA DE GOVERNO


Magalhães Pinto passeava por Conceição do Mato Dentro com José Aparecido, que levava pela mão o filho, depois prefeito e deputado federal, José Fernando. Uma velha cigana viu Magalhães na praça, pegou suas mãos, arregalou os olhos:
- Eu vejo aqui que o senhor vai viver 100 anos.
- Minha filha, não tente subestimar os desígnios de Deus.
A cigana não sabia quais eram os desígnios de Deus, ganhou umas miúdas moedas de banqueiro e foi embora. Magalhães também não sabia.

###

O MINEIRO

Outra da sabedoria mineira. Dalton Canabrava, médico e bravo deputado do MDB de Minas nos turvos tempos da ditadura, de terça a sexta era deputado em Belo Horizonte, de sábado a segunda era médico em Curvelo.
Uma mulher chegou com o marido para fazer uma consulta. Convidado por Dalton, o marido também entrou na sala.
Enquanto Dalton auscultava a mulher, o mineiro, sentado, observava, atentamente. Quando Dalton começou a apalpar a mulher e perguntar “dói aqui”?, “Dói cá”? – o mineiro levantou-se:
- Dr. Dalton, vamos fazer um trato? O senhor pergunta e eu apalpo.

###

UM BURRO A MAIS

Luiz Carlos Prestes, Juarez Távora e Cordeiro de Farias, com a Coluna Prestes, na década de 20, chegaram até o interior do Maranhão. O governador Magalhães de Almeida mandou, por um portador, um bilhete para o coronel Jefferson Nunes, avô do depois governador Nunes Freire:
- Coronel, compre dez burros para perseguir os revoltosos. Depois, o governo do Estado paga.
O coronel Nunes despachou o portador de volta, com a resposta escrita:
- Governador, não vou comprar não. Seriam onze burros comigo, se eu acreditasse em conversa de governo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário