"A verdade será sempre um escândalo". (In Adriano, M. Yourcenar)

"Quero imaginar sob que novos traços o despotismo poderia produzir-se no mundo... Depois de ter colhido em suas mãos poderosas cada indivíduo e de moldá-los a seu gosto, o soberno estende seus braços sobre toda a sociedade... Não quebra as vontades, mas as amolece, submete e dirige... Raramente força a agir, mas opõe-se sem cessar a que se aja; não destrói, impede que se nasça; não tiraniza, incomoda, oprime, extingue, abestalha e reduz enfim cada nação a não ser mais que um rebanho de animais tímidos, do qual o governo é o pastor. (...)
A imprensa é, por excelência, o instrumento democrático da liberdade."
Alexis de Tocqueville (1805-1859)



quinta-feira, 29 de novembro de 2012

PERDAS SALARIAIS DOS APOSENTADOS ALCANÇARÃO 81%

 
Realmente podemos dizer que dinheiro para maracutaias existe, enquanto os governos sempre sacrificam os aposentados. Para constatar essa situação, vamos transcrever trecho de um artigo de Maurício Oliveira, assessor econômico da COBAP (Confederação dos Aposentados e Pensionistas do Brasil):
 
Depois de anunciar na Lei de Diretrizes Orçamentária (LDO) de que não haverá aumento real para as aposentadorias e pensões acima do salário mínimo em 2013, o governo federal piora a situação salarial de mais de 9 (nove) milhões de pessoas e suas famílias. Além disso, a medida também aumentará o endividamento de todos.
 
Em termos percentuais, no período de janeiro de 1994 a janeiro de 2013 (previsão), as perdas salariais dos aposentados e pensionistas somarão 81%. Separando os governos, as perdas salariais no governo FHC foram de 26,6%; no governo Lula foi de 42,61% e no governo Dilma já alcança, em apenas dois anos 11,34% (previsão).

29 de novembro de 2012
Guilherme Almeida

NOTA AO PÉ DO TEXTO




Afinal, para que servem Associações e Confederação de aposentados e pensionistas? Que papel desempenham, seriamente, para melhorar a situação e a qualidade de vida de aposentados e pensionistas?
Realizar encontros para torneios de dominó para idosos? Por que tamanha inércia diante do espetáculo de injustiças que essa massa de pessoas, da qual se roubou a cidadania depois de uma vida inteira de sacrifícios, produzindo a riqueza de um país, cujos olhos voltam-se apenas para o deleite e o prazer 'dazelites'?

Qual a razão para que tais 'organizações' não se empenhem politicamente, mobilizando uma massa gigantesca de "aposentados-eleitores", com informações e indicação de parlamentares que dificultam e impedem que tal 'classe' possa desfrutar dos 'dividendos' de uma riqueza que eles ajudaram a construir?

Seu maior trabalho seria conscientizar politicamente aposentados que inadvertidamente, continuam elegendo `políticos oportunistas', que apenas perpetuam a pobreza e as dificuldades que mais se agravam nessa quadra da vida, quando surgem mazelas e doenças, muitas delas crônicas.
Lançados ao abandono, dependentes dos péssimos e ineficientes serviços de um famigerado SUS, morrem nas filas, vítimas de uma espera indefinida, para obter consultas e medicamentos, nem sempre disponíveis... Não podem se hospedar no Sírio Libanês para cuidar de suas enfermidades.

Aposentados e pensionistas não precisam de 'programas de turismo' e nem de agremiações para dançar. Precisam de dignidade para viver. Precisam de pensões que cubram suas despesas de alimentação, saúde, lazer. Precisam de 'certezas' para descansarem e dormirem em paz, sem agiotas e empréstimos consignados que castram seus míseros  'vinténs', criando a falsa ilusão de recursos que  não lhes pertencem, e que cedo estarão devolvendo, subraindo parcelas consideráveis do seu já pouco ganho.

Quantos FHC 's, LULA's e DILMA's continuarão a sufocar as aposentadorias e pensões, já tão miseráveis?
Quando cessará a mentira de que a instituição é um elefante falido? Quando terminará o assalto ao INSS, com desvios e corrupções de toda ordem? Quando fecharão o ralo da corrupção que assombra o país?
O quanto já se demonstrou, em quadros econômicos comparativos, os absurdos da disparidade entre os 'marajás' das empresas públicas e ministérios com toda a sua horda de secretarias num organograma interminável, vivendo às custas do erário, com aposentadorias e pensões milionárias, com planos de saúde vitalícios e outras mordomias, e os 'que estão mourejando' com sofridas aposentadorias e pensões.
E ainda assim, bombasticamente, se divulga a informação de que as perdas acumuladas somam 81% nos já magros orçamentos dos aposentados e pensionistas!
Pior! Tal notícia chega quando se divulga, como nunca antes nesse país, os escândalos que afrontam a sociedade, lesando a nação em somas incalculáveis, das quais vemos apenas a ponta do iceberg...
O verdadeiro 'malfeito' é o que se pratica contra essa 'classe' de sofredores, ditos aposentados e pensionistas...
Quando terminará a profissão de 'políticos', que sugam esse país e nada lhe dá de volta? Quando conseguiremos ganhar a carteirinha de cidadania?
Tantas perguntas, tanto silêncio...

m.americo

Nenhum comentário:

Postar um comentário