"A verdade será sempre um escândalo". (In Adriano, M. Yourcenar)

"Quero imaginar sob que novos traços o despotismo poderia produzir-se no mundo... Depois de ter colhido em suas mãos poderosas cada indivíduo e de moldá-los a seu gosto, o soberno estende seus braços sobre toda a sociedade... Não quebra as vontades, mas as amolece, submete e dirige... Raramente força a agir, mas opõe-se sem cessar a que se aja; não destrói, impede que se nasça; não tiraniza, incomoda, oprime, extingue, abestalha e reduz enfim cada nação a não ser mais que um rebanho de animais tímidos, do qual o governo é o pastor. (...)
A imprensa é, por excelência, o instrumento democrático da liberdade."
Alexis de Tocqueville (1805-1859)



quinta-feira, 29 de novembro de 2012

COM MEDO DE UMA CPI DA ROSEMARY, LULA SE APROXIMA DA OPOSIÇÃO E PEDE "VOTO DE CONFIANÇA"

 


Desespero total – Por ocasião da Assembleia Nacional Constituinte, que culminou com a Carta Magna de 1988, o então deputado federal Luiz Inácio da Silva deu as costas ao parlamento, alegando lá existirem trezentos picaretas.

Por certo Lula, naquele momento, fez também uma autocrítica, que tem sido comprovada ao longo dos anos.

Em cima de um palanque Lula é um animal político, mas quando está acuado é capaz de atos inacreditáveis.

Desaparecido desde a deflagração da Operação Porto Seguro, que atingiu a sua mais que protegida Rosemary Nóvoa de Noronha, então chefe de gabinete do escritório da Presidência em São Paulo, Lula entrou em desespero com a possibilidade de a oposição criar, no Congresso, uma CPI para investigar o mais novo escândalo de corrupção da era petista.

Temendo pelo pior, Lula, creiam, está telefonando a líderes da oposição e pedindo um “voto de confiança”, como antecipou o jornalista Claudio Humberto. Esse ato desespero é porque cresce a possibilidade de criação da CPI da Rosemary, o que reduziria Lula a pó, não sem antes revelar à nação e à própria família o seu verdadeiro caráter.

Por ocasião da CPMI dos Correios, a oposição teve a derradeira chance de ejetar Lula do Palácio do Planalto por causa dos pagamentos feitos a Duda Mendonça no exterior. Soberba, a oposição descartou a possibilidade de impeachment, alegando que era preciso manter a governabilidade do País.
Na ocasião José Sarney entrou em campo para auxiliar o então presidente, cobrando pelo trabalho, e Lula continuou mais alguns anos a patrocinar e endossar escândalos de todos os naipes.

Caso tropece na mais recente esparrela de Lula, a oposição está assinando um atestado da própria incompetência. Luiz Inácio da Silva é persuasivo e tem um impressionante arquivo de informações sobre os adversários. O negócio é enfrentar as ameaças sem medo e limpar o Brasil.

29 de novembro de 2012
ucho.info


NOTA AO PÉ DO TEXTO

Interessante a observação "Luiz Inácio da Silva é persuasivo e tem um impressionante arquivo de informações sobre os adversários".
Quem, dentre os praticantes da política de corrupção no país não tem um 'impressionante arquivo' sobre 'os picaretas'? O que dizer das `celebridades` que ha anos estão incrustadas no poder, como ostras em casco de navio? Que há anos habitam os porões do submundo brasiliense? Como não saber que tais 'arquivos' salvam cabeças corruptas, salvam mandatos?
Daí o vergonhoso recurso do voto secreto. A falta de hombridade que campeia a Casa do Espanto; o medo da retaliação (vide o recente episódio Demóstenes, o Ético), acovarda os devedores da moralidade política.
Como sanear um país, cujos parlamentares se dedicam a arte de arquivar 'malfeitos' e prestar 'favores'?
Só não montam seus arquivos marrons, os que não podem ser chantageados, os que têm as mãos limpas, os que carregam a consciência dos seus deveres cívicos.

Deveres cívicos... Que coisa mais arcaica de ser dita nos dias republicanos que vivemos! Dias de grandes maracutaias, de grandes malandragens, de fantásticos peculatos!
m.americo
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário