"A verdade será sempre um escândalo". (In Adriano, M. Yourcenar)

"Quero imaginar sob que novos traços o despotismo poderia produzir-se no mundo... Depois de ter colhido em suas mãos poderosas cada indivíduo e de moldá-los a seu gosto, o soberno estende seus braços sobre toda a sociedade... Não quebra as vontades, mas as amolece, submete e dirige... Raramente força a agir, mas opõe-se sem cessar a que se aja; não destrói, impede que se nasça; não tiraniza, incomoda, oprime, extingue, abestalha e reduz enfim cada nação a não ser mais que um rebanho de animais tímidos, do qual o governo é o pastor. (...)
A imprensa é, por excelência, o instrumento democrático da liberdade."
Alexis de Tocqueville (1805-1859)



quinta-feira, 29 de novembro de 2012

POBREZINHO DO ZÉ, TÃO INOCENTE...


O ex-ministro da Casa Civil José Dirceu publicou em seu blog, ontem, reclamações sobre a vinculação de seu nome com denúncias de irregularidades no governo. A última delas, referente à Operação Porto Seguro, da Polícia Federal.
Segundo gravações da PF, o ex-auditor do Tribunal de Contas da União (TCU) Cyonil Borges, responsável pela delação do esquema, cita o ex-parlamentar como um dos supostos interessados nas negociações envolvendo as agências reguladoras.
No blog, Dirceu menciona diversos outros casos em que é arrolado, como o do assassinato de Celso Daniel, ex-prefeito de Santo André (SP), a Operação Satiagraha e o mensalão.
"Agora, a história se repete", afirma Dirceu, depois de citar os vários casos em que ele foi citado anteriormente. No texto, cujo título é "O irresponsável envolvimento de meu nome em escândalos", o ex-ministro afirma que, a partir de declarações de Cyonil Borges, ele foi de novo envolvido.
"Gratuitamente. Irresponsavelmente, como das outras vezes. As investigações ainda estão em curso e meu nome já é escandalosamente noticiado como relacionado ao caso", reclamou o ex-deputado, condenado no processo do mensalão, que está sendo julgado pelo Supremo Tribunal Federal (STF), a 10 anos e 10 meses de prisão.
Dirceu relata com mais detalhes o caso de Celso Daniel, quando ele foi acusado pelo irmão do ex-prefeito de Santo André, Francisco Daniel, de beneficiário do esquema de corrupção supostamente instalado na prefeitura do município paulista.
O ex-parlamentar afirma que processou o acusador por calúnia, e que Francisco Daniel se retratou pouco depois. "Assim foi em todos os demais casos que lembrei. Envolvem meu nome no noticiário com o maior estardalhaço, mas encerrados a "temporada" e o sucesso midiático do escândalo, silenciam quanto ao fato de nada ter se provado contra mim", disse José Dirceu.
 
(Correio Braziliense)
 
29 de novembro de 2012
in coroneLeaks

Nenhum comentário:

Postar um comentário