"A verdade será sempre um escândalo". (In Adriano, M. Yourcenar)

"Quero imaginar sob que novos traços o despotismo poderia produzir-se no mundo... Depois de ter colhido em suas mãos poderosas cada indivíduo e de moldá-los a seu gosto, o soberno estende seus braços sobre toda a sociedade... Não quebra as vontades, mas as amolece, submete e dirige... Raramente força a agir, mas opõe-se sem cessar a que se aja; não destrói, impede que se nasça; não tiraniza, incomoda, oprime, extingue, abestalha e reduz enfim cada nação a não ser mais que um rebanho de animais tímidos, do qual o governo é o pastor. (...)
A imprensa é, por excelência, o instrumento democrático da liberdade."
Alexis de Tocqueville (1805-1859)



quinta-feira, 29 de novembro de 2012

SANATÓRIO GERAL DA 'POLÍTICA'

Criminoso confesso

“O Paulo é companheiro da gente, sempre foi, me ajudou demais”.

Valdemar Costa Neto, deputado federal do PR paulista, mensaleiro condenado pelo STF a 7 anos e 10 meses de cadeia, mais multa de R$ 1,8 milhão, por corrupção passiva e lavagem de dinheiro, confirmando que é comparsa do quadrilheiro Paulo Vieira, um dos “bebês de Rosemary”.

Rose e o PR

“Mandei uma notícia de ultima hora sobre a alta do PR e vc nao falou nada… Tenho falado com ele todos os dias, agora ele já está voltando a política e logo vou resolver se fico no Gabinete”.

Rosemary Noronha, no e-mail enviado em 29 de março a Paulo Vieira, revelando que conversava todos os dias com Lula, então presidente da República (PR, para os muito íntimos), também sobre assuntos de Estado, entre os quais o local em que deveria ficar instalada para melhor servir aos interesses nacionais.

Servidores da pátria

“A Mirelle já te enviou os documentos? Peço a gentileza de só nomeá-la depois de eu confirmar com o PR. Estou em Maputo, embarco para Seul na 4ª-feira com ele, aí após conversar te aviso”.

Rosemary Noronha, em e-mail enviado a Paulo Vieira em novembro de 2010, durante outra viagem em companhia do então presidente Lula, deixando por alguns momentos de cuidar dos interesses da pátria para garantir o emprego da filha Mirelle na Agência Nacional de Aviação Civil (Anac).

“Mirelle esqueceu de assinar o currículo, sem o qual não é possível dar sequência à nomeação”.

Paulo Vieira, em resposta ao e-mail de Rosemary.

“Mi, te avisei 1.000 vezes que o currículo necessitava de assinatura. Entre em contato com o Paulo urgente para resolver esta questão. Mamy”.

Rosemary Noronha, codinome Mamy, repreendendo carinhosamente Mirelle no email com cópia para Paulo Vieira.

Milagre é isso

“Este é um livro necessário e oportuno, um livro que precisava ser escrito. Supre uma carência inegável da nossa vida intelectual e política, ao tratar da luta contra o racismo na sociedade brasileira, seus avanços e desafios, com foco num processo que se intensificou muito na última década: a formulação, negociação e implementação das políticas públicas de igualdade racial”.

Lula, num trecho do prefácio de “Políticas de Igualdade Racial: Reflexões e Perspectivas”, organizado por Matilde Ribeiro, ex-ministra da Igualdade Racial, e editado pelo PT, transformando-se no único homem do mundo que, sem saber escrever e sem jamais ter lido um livro, escreve prefácios de livros.

Recorde mundial

“O PT errou? Errou, ao fazer caixa dois. E, a partir desse erro, pegaram para transformar no que disseram ser o maior esquema de corrupção do Brasil. Isso aí é uma resposta da elite brasileira ao que Lula disse “nunca antes na história desse país”.

Paulo Rocha, ex-deputado federal do PT paraense, fingindo ignorar que nunca antes neste país tantos políticos exerceram o ofício de assaltante de cofres públicos.

Rosa da República

“O compromisso do governo Dilma é investigar tudo e não jogar nada para baixo do tapete”.

Jilmar Tatto, líder do PT na Câmara, depois de 122 reuniões em que combinou com parceiros da base alugada como evitar a convocação de Rosemary Noronha para depor no Congresso e jogar a “Rosa da República” para baixo do tapete.

Tribunal injusto

“Não merecíamos um julgamento dessa forma, a partir de um erro que todos cometem, que é o financiamento da campanha. Foi muito injusto. Não é verdade que o PT e os principais líderes sejam corruptos”.

Paulo Rocha, ex-deputado federal do PT do Pará, com cara de quem acabou de chegar de Marte, admitindo que foi injustamente absolvido pelo Supremo Tribunal Federal no julgamento do mensalão.

Milagre brasileiro

“Sinceramente, não vejo motivo para a convocação. É apenas a secretária-chefe de um gabinete que não é usado”.

Eduardo Braga, líder do governo no Senado, sobre a convocação de Rosemary Noronha para depor no Congresso, ensinando que, no Brasil Maravilha, uma secretária-chefe de um gabinete que não é usado nomeia diretores de agências reguladoras e conversa por telefone com o presidente da República sempre que tem vontade.

29 de novembro de 2012
Augusto Nunes

Nenhum comentário:

Postar um comentário