"A verdade será sempre um escândalo". (In Adriano, M. Yourcenar)

"Quero imaginar sob que novos traços o despotismo poderia produzir-se no mundo... Depois de ter colhido em suas mãos poderosas cada indivíduo e de moldá-los a seu gosto, o soberno estende seus braços sobre toda a sociedade... Não quebra as vontades, mas as amolece, submete e dirige... Raramente força a agir, mas opõe-se sem cessar a que se aja; não destrói, impede que se nasça; não tiraniza, incomoda, oprime, extingue, abestalha e reduz enfim cada nação a não ser mais que um rebanho de animais tímidos, do qual o governo é o pastor. (...)
A imprensa é, por excelência, o instrumento democrático da liberdade."
Alexis de Tocqueville (1805-1859)



sexta-feira, 23 de novembro de 2012

VALOR DO APRENDIZADO


Outro dia estava conversando com o sr. editor. Falávamos de nossa infância, muito parecida, e das lições que aprendemos em casa, com pais italianos. Diante disso, resolvi botar no papel as coisas que aprendemos com nossas mães e pais e, embora tardiamente, agradecermos por nos terem colocado no bom caminho da vida. Hoje, infelizmente, é tudo muito diferente…




Minha mãe me ensinou a dar valor ao trabalho dos outros:
“Se você e seu irmão querem se matar, vão pra fora. Acabei de limpar a casa!”


Me ensinou a ter fé:
“É melhor voce rezar para sair essa mancha do tapete”.

Minha mãe me ensinou lógica e hierarquia:
“Porque eu estou dizendo, acabou, ponto final!”

Minha mãe me ensinou o que é motivação:
“Continua chorando que eu vou te dar um bom motivo para chorar”.

Me ensinou a contradição:
“Fecha a boca e come!”

Minha mãe me ensinou a ter força de vontade:
“Você vai ficar aí sentado até comer tudo”.

Me ensinou a valorizar um sorriso:
“Me responde de novo e eu te arrebento os dentes!”

Minha mãe me ensinou a retidão:
“Eu te ajeito nem que seja no tapa!”

Obrigado, mamãe…



23 de novembro de 2012
magu
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário